Rádio Gazeta AM encerra suas transmissões em São Paulo

Logotipo da Rádio Gazeta AM de São Paulo. Foto: Divulgação

Logotipo da Rádio Gazeta AM de São Paulo. Foto: Divulgação

O encerramento da edição do Jornal da Gazeta desta segunda-feira (28) marcou oficialmente o final das transmissões da Rádio Gazeta, de São Paulo, na frequência dos 890Khz.

“A partir de amanhã, nos encontrarmos exclusivamente pelo gazetaam.com (endereço do site da emissora) e também pelo aplicativo para IOS e Android. Até lá”. Esse foi o anúncio feito no ar pelo apresentador Giles Sonsino, sem qualquer outro tipo de explicação.

Segundo o site “Tudo Rádio”, não há a informação se a frequência será devolvida à União ou se a Gazeta participa do processo de migração do AM para o FM.

A frequência dos 890Khz estava no ar desde 1923, quando operava sob o nome de Rádio Educadora Paulista. Em 1943, ela foi transformada na Gazeta AM pelo jornalista Cásper Líbero, que não chegou a ver sua emissora crescer. Ele morreu poucos meses depois em um acidente de avião.

A Rádio Gazeta AM teve várias fases em sua história: na primeira, ela transmitia concertos de música clássica e popular diretamente de seu auditório. Chegou a ser conhecida como a “emissora de elite”. Anos mais tarde, passou a se destacar na cobertura esportiva, com as transmissões de futebol e da São Silvestre e programas como o tradicional “Disparada no Esporte”.

Em 1996, a rádio foi arrendada pela Igreja Deus é Amor, voltando a ter programação própria apenas no começo deste século. Nos últimos anos, ela vem servindo como laboratório para os alunos da Faculdade Cásper Líbero.

A marca Gazeta segue no dial paulistano através do FM 88,1 Mhz, emissora de formato popular/hits que está entre as dez mais ouvidas da cidade.

Ouça o momento exato da despedida da Rádio Gazeta do AM registrado pelo canal “Feras do Rádio”:

* Com informações do Blog Radioamantes

Comentários

 




    gl