Categories: CarnavalEntretenimentoFestival de Parintins

Plástica é grande destaque em primeira noite do Boi Caprichoso

Em sua primeira apresentação no Festival de Parintins 2022, o Boi-bumbá Caprichoso mostrou que entrou forte na busca do seu 24º campeonato. O touro negro, que neste ano tem como tema “Amazônia, nossa luta em poesia”, levou para a arena nessa sexta-feira (24) o subtema “Amazônia-floresta: o grito da vida”.

O apresentador, Edmundo Oran, e o levantador de toadas, Patrick Araújo, vieram içados por um guindaste, onde na parte inferior da estrutura foi formado um “balé” no ar por alguns integrantes.

A lenda “Ka’poranga, a guardiã da floresta” já mostrou a força da apresentação do boi azul e branco. Com criaturas como Mapinguari, Juma, Bicho-Folharal e Curupira, a alegoria encantou o público e trouxe a cunhã-poranga Marciele Albuquerque, que fez uma apresentação segura na primeira noite.

Boi Caprichoso na primeira noite do Festival de Parintins 2022. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

Em seguida, uma escultura conduziu o Boi Caprichoso e a sinhazinha da fazenda Valentina Cid. O touro negro teve dificuldades descer da escultura, mas em seguida conseguiu fazer uma ótima apresentação.

Valentina deu um verdadeiro show no Bumbódromo. Cum lindo e grande vestido, a sinhá bailou com leveza e ainda dançou uma valsa com o Boi, o que arrancou aplausos dos presentes na arena. Na parte final de sua apresentação, ela subiu em uma pequena alegoria onde ainda abriu “asas” e alguns integrantes saíram de dentro do seu vestido.

Outros destaques da noite ficam para coreografia das tribos indígenas, que além da boa apresentação, estavam bem vestidos, e para a vaqueirada, com lindas indumentárias.

“Amazônia, nossa luta em poesia – Manifesto do Povo Floresta” foi a música defendida por Patrick Araújo no item toada – letra e música. O cantor, que faz sua estreia como levantador de toadas, estava muito à vontade. Ele conduziu a galera azul e branca com tranquilidade e segurança por toda a noite.

Boi Caprichoso na primeira noite do Festival de Parintins 2022. Foto: Guilherme Queiroz/SRzd

O pajé Erick Beltrão fez sua primeira aparição dentro de um sol que foi conduzido por guindaste. O líder espiritual chegou batendo tambor junto à Marujada.

Cleise Simas, rainha do folclore, foi outro nome que fez uma exibição com requisitos necessários para a nota 10. Já a porta-estandarte Marcela Marialva foi um dos melhores itens femininos da noite.

A figura típica regional representou “O Caboclo Ribeirinho”. A alegoria tinha um ótimo acabamento, assim como toda a noite do boi da francesa.

A marujada de Guerra mostrou uma alta performance no Bumbódromo. Já a galera, que tinha muitos adereços, também cumpriu o seu papel nesta primeira noite. O amo do boi, Prince do Caprichoso e o apresentador Edmundo Oran, se apresentam de forma segura.

Os tuxauas, que tinham uma belíssima vestimenta, se apresentaram antes do ritual mais aguardado da noite, “Tupari, Sucaí, o Tarupá da friagem” foi, sem dúvidas, uma dos destaques do touro negro. Além do gelo seco que foi possível ver na alegoria, o material também foi usado na arquibancada azul.

O pajé Erick Beltrão conseguiu fazer uma boa apresentação em sua estreia. Mas não pode se estender devido ao tempo. Sua coreografia terminou faltando 2 minutos para 2h30 estipulados de apresentação de cada bumbá.

Leia também:

+ Guia do Festival de Parintins 2022: entenda a festa de Garantido e Caprichoso

+ Tati Minerato fala pela 1ª vez sobre acusação de agressão

Guilherme Queiroz

Recent Posts

  • Famosos

Davi vive dias de glória: surpresa nas ruas e live para os jovens

Davi vive dias de glória: surpresa nas ruas e live para os jovens. Campeão do BBB 24, o baiano gravou…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

São Clemente comunica a morte de mestre Tião Belo

São Clemente comunica a morte de mestre Tião Belo. Anúncio foi feito pelas redes sociais da escola da Zona Sul…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Compositor Moacyr Luz recebe encomenda de samba-enredo para 2025 na Sapucaí

Rio. O presidente Dudu, da União do Parque Acari, se encontro com o compositor Moacyr Luz. O objetivo da reunião…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: ‘Tô defumando a minha casa’; Salgueiro posta sobre enredo e enlouquece torcida

Rio 2025: 'Tô defumando a minha casa'; Salgueiro posta sobre enredo e enlouquece torcida. Vermelha e branca deve anunciar seu…

5 horas ago
  • Brasil

Campeão Olímpico de vôlei: com câncer, Pampa é intubado

Bastidores. André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, de 59 anos, foi intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele está…

6 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Veja a logomarca do enredo da Unidos da Tijuca

Rio. A Unidos da Tijuca definiu o título do enredo que levará para a Sapucaí em 2025. A escola do Borel,…

6 horas ago