Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Os filmes mais aguardados de 2022

“Top Gun: Maverick” é produzido e estrelado por Tom Cruise (Foto: Divulgação).

Ainda sentindo o efeito dominó que se abateu sobre o cronograma de estreias em 2020 em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o cinema inicia 2022 com sentimento de esperança e renascimento, mesmo assim, enfrentando os mesmos problemas dos últimos dois anos, pois a rápida disseminação da variante ômicron, originada na África do Sul, colocou o mundo em alerta novamente, inclusive países que já tinham controlado, de certa maneira, a crise sanitária graças à Ciência que possibilitou a vacinação da população. Desta forma, alguns dos títulos mais aguardados deste ano são os mesmos de 2020 e 2021, entre eles, “Top Gun: Maverick” (Top Gun: Maverick – 2022) e “Missão: Impossível 7” (Mission: Impossible 7 – 2022), ambos produzidos e protagonizados por Tom Cruise.

“Top Gun: Maverick”

Tom Cruise no primeiro dia de filmagens de “Top Gun: Maverick” em maio de 2018 (Foto: Reprodução / Twitter).

Inicialmente previsto para 9 de julho de 2020, “Top Gun: Maverick”, de Joseph Kosinski, chegou a ter duas datas confirmadas no ano passado, mas a Paramount Pictures optou por adiá-lo por mais alguns meses, agendando-o para 27 de maio deste ano, pois o segundo semestre de 2021 foi marcado tanto pela ameaça da Delta quanto pelo represamento de outros títulos num calendário apertado. Produzido e protagonizado por Tom Cruise, o longa é sequência direta de “Top Gun – Ases Indomáveis” (Top Gun – 1986), filme que revolucionou o cinema de ação ao apostar em cenas realistas para mostrar o árduo treinamento de um piloto de caça da Marinha Americana. Dirigido por Tony Scott, o clássico conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e, desde então, sua continuação tem sido aguardada com ansiedade.

 

“Missão: Impossível 7”

A Paramount Pictures também adiou, pelo mesmo motivo, outro longa-metragem de Tom Cruise, “Missão: Impossível 7”, que, agora, tem lançamento previsto para 30 de setembro nos Estados Unidos. Dirigido por Christopher McQuarrie, o longa ocupou manchetes de jornais no final de 2020 devido à bronca de Cruise em alguns membros da equipe que não seguiam corretamente o protocolo de segurança imposto pela Covid-19. O assunto foi amplamente discutido pela comunidade hollywoodiana e pela mídia, pois filmes deste porte são aguardados com ansiedade pelo circuito exibidor, que precisa deles para se reerguer sobretudo no momento no qual as plataformas de streaming conquistam cada vez mais espaço.

“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” e “Morbius”

Além dos blockbusters de ação, o subgênero de super-heróis é um dos mais rentáveis para a indústria, vide a potência de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (Spider-Man: No Way Home – 2021), de Jon Watts, que se tornou o primeiro título a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em bilheterias no cenário pandêmico e em meio à disseminação da Ômicron, a mais contagiosa das variantes. Protagonizado por Tom Holland, o filme é fruto da parceria da Disney / Marvel com a Sony Pictures, que empurrou para janeiro deste ano outro longa-metragem do universo dos quadrinhos, “Morbius” (Morbius – 2022), de Daniel Espinosa. Originalmente agendada para 2020, a produção tem estreia prevista para 20 de janeiro nos cinemas brasileiros, que também aguardam com ansiedade longas tanto da Marvel quanto da DC.

 

Protagonizado por Robert Pattinson, “The Batman” é um dos títulos mais aguardados do ano (Foto: Divulgação / Crédito: Warner Bros.).

“The Batman”

Adiado de 2021 para 2022 devido à pandemia, “The Batman” (The Batman – 2022) é, sem dúvida, o filme mais aguardado da DC / Warner neste ano. Dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson (Bruce Wayne / Batman), o longa está agendado para 04 de março, mas não será o único do cronograma a contar com o Homem-Morcego no elenco.

“The Flash” e “Batgirl”

Previsto para 4 de novembro, “The Flash” (The Flash – 2022), de Andy Muschietti, apresentará o multiverso da DC, possibilitando o retorno de Michael Keaton e Ben Affleck sob a armadura do defensor de Gotham – Keaton também está confirmado em “Batgirl” (Batgirl – 2022), de Adil El Arbi e Bilall Fallah, produção original HBO Max que será lançada este ano, mas ainda sem data definida.

“Adão Negro” e “Aquaman 2”

A DC / Warner também tem como apostas para 2022: “Adão Negro” (Black Adam – 2022), de Jaume Collet-Serra, 29 de julho nos Estados Unidos; e “Aquaman 2” (Aquaman and the Lost Kingdom – 2022), de James Wan, em 16 de dezembro.

 

“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” é dirigido por Ryan Coogler (Foto: Divulgação).

“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”

No que tange à Disney / Marvel, não há como negar o fato de que “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (Black Panther: Wakanda Forever – 2022) é o título mais aguardado sobretudo em virtude da perda de Chadwick Boseman em 28 de agosto de 2020, vítima de câncer. Boseman defendeu T’Challa / Pantera Negra no Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) de maneira a se tornar exemplo de representatividade para o público, especialmente infantil, quebrando inúmeras barreiras na indústria cinematográfica. Com direção de Ryan Coogler, o longa, agendado para 11 de novembro, não teve nenhum detalhe divulgado, mas ocupou manchetes há alguns meses tanto pelo acidente de Letitia Wright (Shuri) quanto ao seu posicionamento contra a vacina imprescindível para combater a Covid-19, e obrigatória para pisar em quaisquer sets de filmagens dos grandes estúdios de Hollywood, dentre eles, a The Walt Disney Company.

“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e “Thor: Love and Thunder”

Além de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, a Disney e Marvel têm confirmados para este ano outros dois filmes que prometem levar as massas às salas de exibição. São eles: “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (Doctor Strange in the Multiverse of Madness – 2022), de Sam Raimi, em 06 de maio; e “Thor: Love and Thunder” (Thor: Love and Thunder – 2022), de Taika Waititi, em 08 de julho.

 

“Lightyear”: Chris Evans empresta a voz para Buzz Lightyear (Foto: Divulgação).

Filmes de animação

No quesito animação, os títulos mais aguardados pelo público, de todas as idades, são: “Red: Crescer é uma Fera” (Turning Red – 2022), de Domee Shi, 11 de março nos Estados Unidos; “Lightyear” (Lightyear – 2022), de Angus MacLane, 17 de junho nos Estados Unidos; “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – Parte 1” (Spider-Man: Across the Spider-Verse – Part One – 2022), de Joaquim Dos Santos, Kemp Power e Justin K. Thompson, em 07 de outubro nos Estados Unidos; e “Strange World” (Strange World – 2022), de Don Hall, 23 de novembro nos Estados Unidos.

Mais filmes em 2022

Os outros títulos aguardados com ansiedade por parte considerável do público em 2022 são: “Pânico 5” (Scream – 2022), de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, 13 de janeiro; “Eduardo e Mônica” (Eduardo e Mônica – 2022), de René Sampaio, 20 de janeiro; “A Viagem de Pedro” (A Viagem de Pedro – 2022), de Laís Bodanzky, sem data definida; “Morte no Nilo” (Death on the Nile – 2022), de Kenneth Branagh, 11 de fevereiro; “Ambulância – Um Dia de Crime” (Ambulance – 2022), de Michael Bay, 17 de março; “Jurassic World: Domínio” (Jurassic World: Dominion – 2022), de Colin Trevorrow, 10 de junho; “Bullet Train” (Bullet Train – 2022), de David Leitch, 15 de julho nos Estados Unidos; “Nope” (Nope – 2022), de Jordan Peele, 22 de julho; “Entre Facas e Segredos 2” (Knives Out 2 – 2022), de Rian Johnson, sem data definida; “Avatar 2” (Avatar 2 – 2022), de James Cameron, 16 de dezembro.

 

Leia também:

Top 10: as maiores bilheterias de 2021

Top 10: os melhores filmes de 2021

Top 10: os melhores filmes das plataformas de streaming em 2021

‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’ ultrapassa US$ 1 bilhão em bilheterias

Homem-Aranha: amigo da vizinhança e do cinema

2021: o ano da resiliência

Comentários

 




    gl