‘Artista completo’: Enredo da Vai-Vai em 2018, Gilberto Gil completa 80 anos

Gilberto Gil. Foto: Divulgação

Cantor, compositor, produtor musical, multi-instrumentista, escritor e político, Gilberto Gil é o que podemos definir como um artista completo. Neste domingo (26), o astro completa 80 anos de idade e segue cheio de vida e com muita sede de dar continuidade ao seu trabalho.

Nascido em Salvador no ano de 1942, Gilberto Passos Gil Moreira é um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. Com mais de 60 anos de carreira, o artista é reconhecido mundialmente e coleciona inúmeras premiações importantes no decorrer de sua trajetória. Dentre eles, o Grammy e Grammy Latino. Nos anos noventa, sua atuação social foi reconhecida pela Unesco ao ser nomeado como “Artista pela Paz”.

Gil se destacou também por sua militância política. Preso pelo regime militar brasileiro em 1969, foi para exílio, em Londres, retornando apenas em 1972. Foi eleito vereador da capital da Bahia em 1990 e foi Ministro da Cultura do governo Lula, entre 2003 e 2008.

Com mais de cinquenta álbuns lançados, o artista carrega em suas obras músicas em conjunto muito eclético que reúne influências do rock, gêneros regionais, a música africana e o reggae.

Provando estar cheio de vida e longe de se afastar dos palcos, o cantor inicia neste domingo uma nova turnê pela Europa intitulada “Nós, a Gente”. Acompanhado dos filhos e netos, a série de shows tem início na Alemanha e passará também pela Dinamarca, Marrocos, Itália, Eslovênia, França, Suíça, Espanha, Bélgica e Reino Unido. Somente no mês de setembro a turnê chegará ao Brasil.

‘Sambar com Fé Eu Vou’

No Carnaval de 2018, Gil foi homenageado pela Vai-Vai,  a maior detentora de títulos do Carnaval paulista. A agremiação levou para a Avenida o enredo “Sambar com Fé Eu Vou”, em referência a canção “Andar Com Fé”, um dos grandes sucessos da carreira do artista. Desenvolvido por uma comissão de Carnaval, o desfile rendeu a escola a décima posição na disputa.

Relembre a largada do desfile:

Leia também:

+ Resgate da história! Vai-Vai divulga sambas desde a época de cordão carnavalesco

+ Klara Castanho revela estupro, gravidez e entrega de bebê para adoção

Comentários

 




    gl