Música inédita dos Beatles é criada por inteligência artificial; ouça

Bateria com o logo da banda Beatles. Foto: Reprodução/Youtube/The Beatles

Bateria com o logo da banda Beatles. Foto: Reprodução/Youtube/The Beatles

A remixagem da composição perdida dos Beatles produzida com auxílio de inteligência artificial foi lançada nesta quinta-feira (2). A canção “Now And Them” está sendo chamada de “a última música” da banda britânica.

O anúncio foi feito por Paul McCartney através do Twitter: “‘Now And Then’ dos Beatles já está disponível para ser ouvida em todo o mundo”, compartilhou o músico.

Em entrevista à BBC, o ex-vocalista e baixista da banda explicou que a inteligência artificial foi usada para extrair a voz de John Lennon da demo antiga, gravada no final dos anos 70.

“Tínhamos a voz de John e um piano e ele poderia separá-los com IA. Eles dizem à máquina: ‘Essa é a voz. Isso é uma guitarra. Perca a guitarra’. Então, quando decidimos fazer o que será o último álbum dos Beatles, era uma demo que John tinha. Fomos capazes de pegar a voz de John e torná-la pura por meio dessa IA. Pudemos mixar o álbum como você faria normalmente”, disse ele.

Na quarta-feira (1), antecipando o lançamento, a banda divulgou um documentário de 12 minutos intitulado “Now and Then — The Last Beatles Song”.

Disponível no YouTube, o vídeo oferece uma visão exclusiva dos bastidores da composição, com comentários reveladores de Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison, Sean Ono, além do diretor Peter Jackson e registros do próprio John Lennon.

Comentários

 




    gl