Livro ensina com dicas práticas e teóricas como se comunicar melhor

Carlos Alberto Sardenberg e Leny Kyrillos. Foto: Divulgação

A fonoaudióloga Leny Kyrillos e o jornalista Carlos Alberto Sardenberg se uniram para escrever o livro “Comunicação e Liderança”, que será lançado no dia 7 de junho, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional(Av. Paulista, 2073 – Bela Vista), em São Paulo. De acordo com a editora Contexto,  “as reações obtidas por nossas falas determinam o alcance dos objetivos, a realização das metas, as maiores ou menores oportunidades pessoais e profissionais. Mas como alcançar uma comunicação competente? Como conseguir que o interlocutor receba a mensagem que queremos passar?”

O ator e apresentador, Dan Stulbach, que apresenta o livro, se derrete em elogios aos autores: “Leny, com seu conhecimento e paixão pelo tema, tem a clareza e o didatismo certo. Trabalhou e trabalha com os melhores profissionais da comunicação, jornalistas, artistas, empresários. Sardenberg tem a inteligência que traduz qualquer assunto e o carisma que faz de qualquer encontro um momento especial.”

Elogios 

“Na era da desinformação, quem tem boa comunicação é rei. O bom comunicador joga luz à verdade, provoca reflexões, dissipa confusões e gera mudanças positivas. Leny Kyrillos é fonoaudióloga e também uma excelente comunicadora. As falas dela tocam nossa alma e nos guiam no caminho da comunicação mais clara, assertiva e saborosa.”, diz a jornalista Maria Júlia Coutinho.

“Leny aproxima a ciência ao cidadão e a usa para transformá-lo, enquanto Sardenberg traduz a complexidade das notícias para fazê-lo mais bem informado. No rádio, eles somaram suas competências no campo da comunicação para ajudar os ouvintes a serem líderes em suas carreiras. E agora, tornam esse conhecimento acessível também aos leitores”, chancela Mílton Jung, âncora da Rádio CBN.

“Engana-se quem define Leny Kyrillos como uma especialista em voz. Ela é uma especialista em gente! Doutora de corpo, voz e alma. Generosa, ela nos ensina a falar, a ouvir, a conhecer e a descobrir o melhor de nós mesmos. Com leveza e precisão. Sua palavra acolhe, inquieta, chacoalha, faz pensar; depois acalma e ilumina. E nos transforma. Minha grande mestra. Melhor professora de vida”, diz Malu Weber, diretora de Comunicação da Johnson & Johnson Medical Devices – América Latina.

Capa do livro Comunicação e Liderança. Foto: Divulgação

“Leny e Sardenberg mostram que são mesmo multiplataforma. Conseguiram transformar o bate-papo semanal na rádio CBN num texto didático e agradável de ler. Um verdadeiro guia para quem quer estar atualizado nos conceitos de comunicação e liderança e, assim, aprimorar sua vida profissional e até pessoal nesses campos.” – Ricardo Gandour, diretor executivo de jornalismo da CBN.

“Se já era bom ouvir Leny Kyrillos, à tarde, na CBN, no papo, no bom papo com Sardenberg e Cássia Godoy, imagina ter o prazer de ler essas conversas? São verdadeiras aulas, que servirão para o seu dia a dia, a sua vida, o seu entendimento sobre gestos, falas, sobre gente. Leny na rádio é como ouvir uma música suave, a melhor música. Em livro, é uma partitura dessa leve e deliciosa canção”, Guilherme Barros, jornalista e sócio da GBR Comunicação.

“Comunicação é uma das competências mais essenciais para um profissional. Há aqueles com o dom natural da palavra, mas para alento da maioria a boa comunicação é uma questão de técnica. Aprende-se, pratica-se e pode, a cada dia, melhorar”, Rosangela Ribeiro, diretora do Grupo Printer de Comunicação.

“Comunicar bem é um desafio diário e poder ler o valioso registro das conversas e sugestões desses dois especialistas é uma ótima oportunidade para refletir e melhorar”, Mara Behlau, fonoaudióloga, diretora do Centro de Estudos da Voz.

“Comunicação e liderança nos traz uma contribuição especial. Ao reproduzir os comentários de Leny Kyrillos, na sua coluna na rádio CBN, a fonoaudióloga nos ajuda a lembrar alguns valores próprios da comunicação humana que, quando testados em ambientes de crise, inconsistência e expectativas, como nos que vivemos hoje, resistem bravamente. Aprendemos com a conversa entre Leny e Sardenberg que, para enfrentar a volatilidade, as incertezas e a ambiguidade que o ambiente moderno nos oferece, as lideranças corporativas deveriam apostar mais na comunicação como um incentivo de valores perenes como empatia, tolerância e diálogo. Colocar-se no lugar do outro é uma capacidade única do ser humano que deveria anteceder qualquer gesto ou iniciativa de comunicação. É a ferramenta básica para nos ajudar a sobreviver num ambiente complexo e instável”, diz Yara Peres, vice-presidente da CDN Comunicação.

“O bom líder é aquele que se comunica e se relaciona bem. A sociedade e os mercados relacionam essa capacidade de se comunicar às marcas e aos produtos, sob a batuta dessas lideranças. Esta é uma das principais reflexões nascidas do diálogo de dois craques do universo da comunicação brasileira, Leny Kyrillos e Carlos Sardenberg”,diz Paulo Nassar, diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) e professor titular da ECA-USP.

“Leny Kyrillos alia sua excelente formação acadêmica à prática da comunicação. Aproveita os exemplos do cotidiano para explicar os conceitos mais complexos e importantes da arte de falar. Seus textos se transformam em aulas excepcionais, que tornam a leitura sempre atraente e prazerosos”, afirma Reinaldo Polito, escritor e colunista.

“Todos podemos ser líderes, seja em um projeto, na empresa, com amigos ou em casa. Mas uma liderança só será efetiva com uma comunicação bem feita. Um livro para você aprender a transmitir o que deseja e ser um verdadeiro líder. Bons líderes necessariamente se comunicam muito bem, e não nascem assim, aprendem. Nesse livro, Leny e Sardenberg nos dão ferramentas fundamentais para todo líder. Liderança e comunicação deveriam ser matérias obrigatórias para todos os profissionais. Leny e Sardenberg juntam esses dois temas de forma maravilhosa.” – João Paulo Pacifico, fundador do Grupo Gaia, apresentador da Rádio Globo e colunista da revista Veja São Paulo.

“Leny é mágica. Consegue ver coisas que a gente não vê e resolvê-las como num passe de mágica. Geralmente, a mágica só funciona depois de muitos exercícios, que envolvem estranhos movimentos com o rosto e a boca. O importante é que funciona. Devo muito à Leny por me ajudar a me comunicar melhor, falar melhor, transmitir meu pensamento de forma que as pessoas gostem e entendam”, reconhece Roberto Kovalick, repórter.

“Leny representa a Fonoaudiologia de forma ética, competente e sempre atual. Sendo assim, a parceria com Sardenberg, jornalista experiente e muitas vezes homenageado pelo seu trabalho, não poderia ser mais efetiva. A temática deste livro é atual e necessária: registro das conversas do programa Comunicação e liderança, em que diferentes questões são debatidas e esclarecidas para um público ávido em ouvir e agora ler os comentários dessa dupla.” – Léslie Piccolotto Ferreira, fonoaudióloga, professora titular e coordenadora do Laboratório de Voz (LaborVox) da PUC-SP

“O diálogo não pode sair de moda nunca e, por isso, é muito importante a gente aprender a se comunicar com clareza, transmitindo as nossas ideias e podendo debater sobre os assuntos mais diversos. Reunir as conversas do programa Comunicação e liderança da Leny Kyrillos, uma grande amiga, em um único livro é disponibilizar uma ferramenta poderosa para todos aqueles que veem a comunicação como uma ferramenta de transformação.” – Tábata Amaral, deputada federal.

“A Leny tem comando absoluto de todo o instrumental necessário para quem precisa comunicar-se de forma clara, objetiva e eficaz.” – Henrique Meirelles, ex-ministro, secretário da Fazenda do Governo de SP

 

Comentários




    gl