Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Globo de Ouro 2021: Jane Fonda é homenageada pela HFPA

Jane Fonda em cena de “Grace and Frankie”, série da Netflix (Foto: Divulgação / Crédito: Netflix).

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association – HFPA) anunciou nesta terça-feira, dia 26, que Jane Fonda será a grande homenageada deste ano com o Cecil B. DeMille Award, prêmio concedido pelo conjunto da obra que, desde 1952, agraciou 67 profissionais, sendo apenas 16 mulheres, entre elas, Meryl Streep e Oprah Winfrey.

 

Aos 83 anos de idade, Jane Fonda estreou no cinema com a comédia “Até os Fortes Vacilam” (Tall Story – 1960), de Joshua Logan, que lhe rendeu sua primeira estatueta do Globo de Ouro, a de atriz promissora. Desde então, a filha de Henry e irmã de Peter Fonda, recebeu outros seis Globos de Ouro: três de melhor atriz em filme de drama por “Klute, O Passado Condena” (Klute – 1971), “Júlia” (Julia – 1977) e “Amargo Regresso” (Coming Home – 1979); e outras três na extinta categoria de atriz de cinema favorita, o Globo chamado de Henrietta Award, em 1973, 1979 e 1980.

 

“A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood tem grande orgulho em conceder o Cecil B. DeMille Award de 2021 a Jane Fonda. Por mais de cinco décadas, a amplitude do trabalho de Jane foi ancorada em seu ativismo implacável, usando sua plataforma para abordar algumas das questões sociais mais importantes de nosso tempo. Seu talento inegável lhe rendeu o mais alto nível de reconhecimento e, embora sua vida profissional tenha dado muitas voltas, seu compromisso inabalável para provocar mudanças permaneceu. Temos a honra de comemorar suas conquistas no Globo de Ouro 2021”, afirmou Ali Sar, presidente da HFPA, em comunicado oficial à imprensa.

 

A HFPA não anunciou o nome do(a) homenageado(a) com o Carol Burnett Award, prêmio especial, equivalente ao Cecil B. DeMille Award, mas concedido a profissionais de televisão. Criado há dois anos, o prêmio foi entregue a Carol Burnett (2019) e Ellen De Generes (2020).

 

Segundo maior evento do calendário de premiações hollywoodiano, o Globo de Ouro é considerado uma das principais prévias do Oscar e, este ano, foi adiado de janeiro para fevereiro em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A lista de indicados será divulgada em 03 de fevereiro e a cerimônia está marcada para o dia 28 do mesmo mês, porém sua realização dependerá da situação da pandemia, ao menos no que tange ao formato presencial. Ou seja, ainda é uma incógnita, assim como tudo em Hollywood em tempos tão conturbados para a indústria cinematográfica, uma das áreas mais afetadas pela crise econômica, sanitária e humanitária.

Comentários

 




    gl