Por semelhança com arte do Caprichoso, Garantido entra com recurso contra Tela do Festival de Parintins
A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido protocolou, nesta terça-feira (7), um pedido de impugnação do Concurso da Imagem Oficial do Festival Folclórico de Parintins 2019. O documento foi direcionado à Comissão Organizadora do Concurso e Procuradoria Geral do Município de Parintins.
A obra “Folclore Em Festa”, eleita pelos jurados do Estado e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na visão da agremiação e da maioria de seus torcedores, não representa o Festival de Parintins como um todo.
Entre as diversas argumentações contidas no documento estão as semelhanças com o logotipo do tema Boi Caprichoso para 2019: “Um Canto de Esperança para Mátria Brasilis”. Também foram constatadas semelhanças com a arte da novela Cordel Encantado, da TV Globo. Várias reportagens com opiniões sobre a tela estão anexadas na impugnação.
“É claro que o artista tem o direito da livre criação, mas este deve tomar todo o cuidado para que esta criação não sobreponha um boi-bumbá cobre o outro e, principalmente, não deturpe a originalidade e força da rivalidade e da disputa entre os dois Bois-Bumbás, exatamente o que faz o Festival Folclórico de Parintins ser tão admirado no mundo todo”, diz trecho do pedido de anulação.
+ Confira o documento de impugnação na íntegra
Segundo o presidente Fábio Cardoso, o concurso deve ter como meta principal a representação da festa como um todo. “Quando o artista coloca a estrela sobreposta ao coração, indica justamente a preferência pelo bumbá contrário. Não aceitamos isso. Justamente por entender por entender que a tela não representa o nosso Festival, o Garantido apresenta o recurso”, salientou.
Autor da obra explica Tela do Festival de Parintins 2019
O artista Pedro Farias Júnior é o autor da tela campeã do concurso que escolheu Imagem Oficial do Festival Folclórico de Parintins de 2019. Ele explicou que tentou sair do lugar comum, a partir de novas técnicas, para representar a festa de uma forma que o folclore fosse evidenciado.
“Busquei dentro da definição de folclore trabalhar os elementos que compõe o Auto do Boi, só que com uma linguagem diferente, que é uma técnica de gravura, que é a xilogravura, não que seja uma xilogravura, mas busquei dentro dessa técnica elementos que fizessem essa alusão às festas populares, ao Auto do Boi”, explicou Pedro Farias.
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