Parintins 2023: Garantido corrige erros, une técnica e vibração e faz excelente segunda noite

Segunda noite do Boi Garantido no Festival de Parintins 2023. Foto: SRzd

Festival de Parintins. O Boi-Bumbá Garantido foi um outro boi na segunda noite de Festival de Parintins, neste sábado (1º). Corrigindo os vários erros que teve no dia anterior, o bumbá teve passagem forte, técnica e vibrante pelo Bumbódromo e fez sua melhor noite de festival desde 2019. Pequenas falhas ainda foram notadas, mas nada que tire o brilho da apresentação do touro branco.

+ Mais notícias do Boi Garantido

Bloco A

Segunda noite do Boi Garantido no Festival de Parintins 2023. Foto: SRzd

O boi do coração mostrou a tradicional força da sua parte musical e contou com a energia da Galera e das toadas como principal arma da noite. Ótimas exibições do excelente Apresentador Israel Paulain e da Batucada. O Amo do Boi JP Faria foi inovador e criativo nos versos, e a Organização do Conjunto Folclórico, principal erro do bumbá na primeira noite, apresentou uma monstruosa evolução e também passou bem.

O ponto de alerta novamente fica por conta do Levantador de Toadas Sebastião Jr., que foi impreciso em alguns momentos e não está no seu melhor ano à frente do Garantido.

Bloco B

Segunda noite do Boi Garantido no Festival de Parintins 2023. Foto: SRzd

Um desempenho exemplar de todos os itens femininos do Garantido. Primeira a pisar na arena, a Cunhã-Poranga Isabelle Nogueira, que teve problemas com a fantasia na sexta (30), foi ovacionada pela Galera e fez uma de suas melhores apresentações da história, esbanjando força, garra e carisma.

Outra que se destacou na noite foi a Sinhazinha da Fazenda Valentina Coimbra. Após mal ter conseguido se apresentar na primeira noite, a sinhá evoluiu perfeitamente, inovou ao fazer coreografia com um grupo cênico e também saiu ovacionada da arena.

O único ponto não tão seguro do bumbá neste bloco coreográfico foi o item Pajé. Apesar de mais uma exibição forte e expressiva de Adriano Paketá, a indumentária era demasiadamente pequena e sem volume, o que pode ter impactado negativamente.

Bloco C

Segunda noite do Boi Garantido no Festival de Parintins 2023. Foto: SRzd

Um salto de qualidade em relação à primeira noite no que diz respeito à parte artística. Alegorias mais bonitas, impactantes e bem acabadas, que funcionaram na arena. Destaque para a ótima Lenda Amazônica, “Kanarot”, que abriu a noite.

Outro ponto fortíssimo do bumbá foi o Ritual Indígena “Odoshas”. Porém, uma das esculturas laterais caiu no chão durante a exibição, em frente aos jurados, quebrando e deixando isopor à mostra. Problema similar ocorreu na celebração folclórica, onde, ao abrir um módulo alegórico para a chegada da Porta-Estandarte, grandes blocos de isopor ficaram expostos sem nenhuma cobertura ou acabamento.

Apesar dos erros acima, o Garantido defendeu bem os demais itens do bloco e deve conseguir um resultado superior ao dos últimos anos, já que o boi vermelho sempre vem sofrendo com parte artística e alegórica na arena.

Segunda noite do Boi Garantido no Festival de Parintins 2023. Foto: SRzd

Comentários

 




    gl