O amor está no ar! Boi Garantido fará homenagem ao Dia dos Namorados

Bumbá vermelho sai pelas ruas de Parintins nesta quarta-feira (12). Foto: Élcio Farias/Márcio Costa

Mantendo uma tradição de décadas, o Boi Garantido promove, nesta quarta-feira (12), uma homenagem ao Dia dos Namorados e a Santo Antônio. Fogueiras, rosas e muita paixão ao Boi do Povão são marcas registradas do evento. A saída é diferenciada pois, além das toadas tradicionais, o Boi da Baixa do São José dança ao redor das fogueiras colocadas em seu percurso nas ruas de Parintins até chegar à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, um dos pontos turísticos da cidade.

Ao longo da caminhada, o bumbá oferece rosas vermelhas aos casais que acompanham a festa. A programação se inicia às 18h, no curral tradicional da Baixa do São José, onde acontece a reza ao santo casamenteiro promovida pela Velha Guarda da Baixa e família Monteverde.

Tradição da festa é Garantido brincar ao redor da fogueira. Foto: Élcio Farias/Márcio Costa

Ruas enfeitadas com orgulho

Outro dado que chama atenção é a forma como o povo se mobiliza e enfeita as ruas para receber o bumbá. O orgulho em receber o Garantido atravessa madrugadas com grupos de moradores adornando de vermelho e branco o percurso.

Morador antigo da rua Armando Prado, Bene Rodrigues foi além. O enorme amor pelo Boi do Povão o fez confeccionar um boi em tamanho real e o dedicou à nação vermelha. “Esse trecho da rua era muito escuro, ficava ocioso. Foi então que decidi transforma-ló em um lugar mais bonito. Para isso, tive a ideia de mandar fazer o Boi Garantido. Quer maneira melhor de deixar um lugar bonito, iluminado e cheio de vida?”, declarou o torcedor encarnado que há 41 anos veio do Ceará e se apaixonou pelo bumbá.

Moradores enfeitam casas para celebrar passagem do Garantido. Foto: Élcio Farias/Márcio Costa

Outro trecho marcante na passagem do boi vermelho é em frente a casa de Braulino Lima, compositor da toada que projetou o Garantido para o mundo: ‘Tic, Tic, Tac’. Aos 80 anos, Braulino ainda se emociona ao falar do Garantido e diz que espera ansioso todos os anos pela passagem do boi que é sua fonte de inspiração.

“Eu sempre peço para minha filha organizar tudo para ornamentar esse trecho. Peço para os curumins aqui da rua subir as escadas, nos postes, para pendurar as bandeiras do Garantido. Temos que deixar a rua bem bonita para o nosso brinquedo de amor passar e levar alegria e amor aos torcedores”, disse, emocionado.

Moradores enfeitam casas para celebrar passagem do Garantido. Foto: Élcio Farias/Márcio Costa

Comentários




    gl