Miss Brasil usará traje típico parintinense e com transformação no Miss Universo

Mayara Dias, Miss Brasil 2018. Foto: Reprodução/Instagram.

Mayara Dias, Miss Brasil 2018. Foto: Reprodução/Instagram

Todos brasileiros, em especial amazonenses e parintinenses, se sentirão representados quando Mayra Dias desfilar no Miss Universo. A Miss Brasil Be Emotion 2018 escolheu um traje típico do artista Helerson da Maia para a apresentação no concurso do dia 16 de dezembro, na Tailânia. O estilista preparou uma figurino indígena que se transforma em beija-flor.

“O traje é a representação de uma índia que carrega em sua indumentária, pinturas e plumagem de todas as etnias brasileiras. Uma entidade que reúne todas as representações de nossos ancestrais e seus legados para que os remanescentes tenham força e sabedoria para lutarem pela própria sobrevivência hoje”, explicou o artista.

Traje típico que Mayra Dias usará no concurso do dia 16 de dezembro. Foto: Divulgação

Durante a apresentação, Mayra, que é natural de Itacoatiara, no Amazonas, acionará um dispositivo que transformará sua roupa de índia em ave azul, verde, laranja e roxa. A tecnologia utilizada pelo estilista é comumente usada nos festivais de Parintins. Em 2018, as cunhãs-porangas Marciele Albuquerque, Caprichoso, e Isabelle Nogueira, Garantido, foram algumas das meninas que tiveram mudanças no traje durante a exibição na arena.

“O beija-flor é uma ave que existe em todo Brasil, sendo assim uma figura ideal para esse momento de transformação. Após acionado o mecanismo, surgem simultaneamente uma asa se abrindo e em seguida batendo, com uma cabeça de beija-flor formando uma ave completa com movimentos. A intenção é que os expectadores assistam uma índia se transformar em um beija-flor“, revelou Helerson.

Segundo o estilista parintinense, a roupa traz elementos das duas principais festas culturais do Brasil, o Boi-Bumbá e o Carnaval. “A composição da primeira parte, que é a índia, é feita materiais que se assemelham com os que usamos no norte do Brasil, na festa do festival folclórico de Parintins (penas, miçangas, pedrarias, fios e linhas). Na segunda parte, utilizamos um método de confecção mais semelhante aos trabalhos feitos no Carnaval do Rio de Janeiro, que conta com mais brilhos e cristais.”

Traje típico que Mayra Dias usará no concurso do dia 16 de dezembro. Foto: Divulgação

Helerson da Maia é um renomado artista parintinense famoso por seus trabalhos em indumentárias no Festival de Parintins. Nos últimos anos, assinou figurinos do Boi Caprichoso. Ele é conhecido por produzir roupas grandiosas, inovadoras e coloridas. Sua especialidade é trajes para itens femininos, como Cunhã-Poranga, Rainha do Folclore e Porta-Estandarte.

Helerson da Maia e alguns dos figurinos produzidos para o Caprichoso no Festival de Parintins. Foto: Reprodução

Comentários

 




    gl