Parintins 2023: Grandiosidade, impacto e efeitos; as alegorias do Caprichoso

Artista Algles Ferreira, do Boi Caprichoso. Foto: SRzd

Festival de Parintins. O SRzd foi convidado pelo Boi-Bumbá Caprichoso para visitar seu galpão central de alegorias e conferir de perto o trabalho dos artistas para o Festival de Parintins 2023. O que se viu foi um boi ainda mais grandioso e impactante que ano passado, quando foi campeão. Com cores vibrantes e riqueza de detalhes, o touro negro ainda aposta em efeitos e transformações para levar o bicampeonato.

+ Mais notícias do Boi Caprichoso

Dois grandes destaques do bumbá são a Lenda Amazônica “Ypuré”, do artista Roberto Reis, e o Ritual Indígena “Yreruá”, de Algles Ferreira. Ambas prometem ser momentos de forte impacto no Bumbódromo, tanto pelo tamanho das estruturas alegóricas quanto pelas surpresas prometidas.

Roberto Reis é conhecido no Festival pelos trabalhos surpreendentes em termos de transformação, como fez com a Lenda “Matinta” em 2018, no Boi-Bumbá Garantido. “Eu precisava fazer um trabalho assim no Caprichoso. Acho que se der tudo certo, vai impactar e ter o efeito que eu espero. Não sei dizer se é a melhor alegoria que já fiz na vida, mas com certeza é uma das melhores”, afirmou o artista.

Artista Roberto Reis, do Boi Caprichoso. Foto: SRzd

Outro ponto que chama atenção é o tamanho das alegorias para o item Figura Típica Regional, que nos últimos anos, em ambos os bumbás, vem sendo apresentada de forma mais contida na arena. Uma das figuras, “O Contador de Histórias”, dos artistas Paulo e Preto Pimentel, passa dos 40 metros de comprimento e tem estrutura alegórica de Lenda e Ritual.

A altura das estruturas também é destaque no trabalho do bumbá. Além das alegorias para Lenda, Figura e Ritual, o Caprichoso levará diferentes módulos para compor apresentação de Povos Indígenas (representação) e outros momentos coreográficos na arena. Vale lembrar que o touro negro já possui um guindaste enorme para içar estruturas durante o espetáculo no Bumbódromo.

Quem também promete mais um belíssimo trabalho é o artista Alex Salvador. Famoso pelas criações no Carnaval carioca, como a inesquecível alegoria do indígena na Vila Isabel em 2019, ele assina a Lenda “Dom Sebastião”, que se destaca pelo colorido e acabamento irrepreensível.

Kennedy Prata, também conhecido no Carnaval principalmente pelos trabalhos na Beija-Flor, assina o Ritual “A Consagração do Guerreiro”, com uma alegoria repleta de movimentos e surpresas. “Estou muito feliz com o resultado. Nosso ritual tem um momento de transformação que eu tenho certeza que a galera vai gritar muito quando acontecer”, revelou.

O Festival de Parintins 2023 acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho. O maior evento folclórico do Amazonas reúne os Bois Caprichoso e Garantido, e os ingressos para o evento já esgotaram.

Comentários

 




    gl