Categories: EntretenimentoFestival de Parintins

Debate SRzd: Candidatos a presidente do Garantido apresentam propostas e discutem crise financeira

O SRzd convidou os seis candidatos a presidente do Boi-Bumbá Garantido para um minidebate. Cada chapa precisou que responder duas perguntas, a fim de apresentar suas propostas aos leitores do portal. Marlon Cardoso (chapa 1), Júnior de Souza (chapa 2) e Messias Albuquerque (chapa 4) não quiseram participar.

A eleição do Boi Garantido acontece neste domingo (11), das 8h às 17h (horário local), em Parintins e Manaus. O eleito substituirá Fábio Cardoso e comandará o touro branco pelo triênio 2021-2023.

Quais as principais propostas da chapa para o Boi-Bumbá Garantido?

Ronildo Monteverde (chapa 3)

“Meu projeto está direcionado para a valorização do sócio, o cultural, turismo e educacional. Até hoje, o sócio só foi usado. Na minha gestão, o sócio será tratado com dignidade. No cultural, faremos o resgate com a construção do museu com grande acervo contando a história desde sua fundação até nossos dias. Um espaço digno pra turista visitar e pra pesquisar. O educacional é importante, porque Parintins é considerada uma escola de valores artísticos, portanto, o trabalho na escola de arte para preparar profissionais para o futuro é relevante.”

Antônio Andrade (chapa 5)

“Minha principal bandeira é a reconstrução do Garantido da Baixa de São José. Mas, essa reconstrução se dará onde ele é mais forte: na tradição e no respeito ao Boi de Lindolfo Monte Verde. Esse conceito é a força para todas as outras propostas que pretendo operar, caso eleito.”

Sorin Sena (chapa 6)

“Nosso projeto de gestão foi construído a partir de uma dinâmica de interação com o torcedor internauta. Nosso lema é valorização, respeito e responsabilidade. Para atingirmos isso, temos 40 projetos e ações. Temos projetos de valorização de todos os trabalhadores e segmentos do boi. Temos o projeto “Perrechezinhos, o futuro Garantido”, que visa cativar em nossas crianças o amor pelo Garantido. Temos projetos para a Universidade do Folclore. Temos o projeto “Aniversariantes do Mês”, que levará o Garantido na casa do sócio para uma apresentação e muitos outros.”

Como superar os problemas recentes de não realização do Festival, crise financeira e questões referentes ao galpão?

Ronildo Monteverde (chapa 3)

“O povo da baixa é unido e venceremos os entraves. Vamos nos superar. Se não for possível o festival por conta da doença, faremos as lives, com os índios no curral. Tudo como recomenda o comitê de saúde da cidade. A crise é geral no Brasil, e com o Garantido também, faremos projetos solicitando apoio de grandes empresas para área cultural e manteremos funcionando o espaço do boi com oficina para crianças e jovens.”

Antônio Andrade (chapa 5)

“Vamos reequilibrar as contas do boi. Vamos primeiro arrumar a casa, resolver as pendências trabalhistas e da justiça comum, encarar as pendências tributárias para criar as condições de reavermos o nosso patrimônio perdido! Isso será possível porque temos algo imprescindível: nossa chapa quer o Garantido onde ele é mais forte: na Baixa do São José! Por isso peço o voto de todos: domingo, dia 11 é chapa 5 na urna!”

Sorin Sena (chapa 6)

“Apesar da não realização do Festival, há algo de positivo: o projeto de arena já está pronto e as toadas já estão prontas. Vamos aproveitar esse material, fazendo apenas as adequações necessárias. A crise financeira é uma questão de má gestão dos recursos. Sabemos que a receita atual do boi chega a mais de R$ 10 milhões. É uma matemática simples. Tem dinheiro. Falta responsabilidade administrativa e financeira. Queremos comprar um novo galpão próximo ao Bumbódromo, porque hoje Garantido gasta com translado de alegorias cerca de R$ 1 milhão e meio.”







João Carlos Martins

Recent Posts

  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

11 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

12 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

13 horas ago
  • Carnaval/SP

Sexta ou sábado? Qual o dia e posição de desfile com mais títulos em São Paulo?

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

14 horas ago