Por consumo exagerado de cerveja, conselho de publicidade abre processo sobre ‘lives’ de Gusttavo Lima

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu nesta terça-feira (14) uma representação ética contra a publicidade realizada nas duas últimas lives do cantor Gusttavo Lima, no Youtube: “Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”. O motivo foi o consumo exagerado de cerveja nas transmissões.

De acordo com o órgão, o processo foi aberto “a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores”, que consideraram que as ações publicitárias realizadas pela Ambev em parceria com o cantor “carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas”.

A denúncia do Conar aponta a “repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto” e a “falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade”.

Na primeira live, em 28 de março, que durou mais de cinco horas, Gusttavo Lima quebrou o celular, confundiu uma garrafa de cerveja com microfone e até mandou recado ao vivo para credores.

A Ambev e o cantor podem enviar suas defesas ao Conselho de Ética, segundo o Conar, ou adaptar “de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas”, o que significaria retirar trechos da transmissão do ar.

Leia também: Gusttavo Lima desiste de fazer lives após polêmica com bebida







Comentários

 




    gl