Categories: Famosos

O andador de Pelé e a perna mecânica de Roberto Carlos

Leia o artigo do jornalista Soares Junior:

A imagem de Pelé caminhando com auxílio de um andador nas TVs e na primeira página dos jornais provocou-me algumas reflexões. A primeira e óbvia é a inexorável passagem do tempo. Edson Arantes do Nascimento tem 77 anos e alguns pinos espalhados pelo corpo que colocam o mito na condição de homem.

Estou lendo o excelente As Barbas do Imperador, de Lília Schwarcz. A obra é sobre a vida de Pedro II. Logo no primeiro capítulo, a autora faz algumas análises que podem servir para pensar no fascínio por Pelé e como sua fragilidade física causou tanta estranheza.

A própria reportagem sobre Pelé no Jornal Nacional já escancarava este contraste. A expressão dos olhos ainda é a mesma, mas o auxílio do andador nada tinha a ver com o homem que comemorava o gol com um salto e um soco no ar esbanjando capacidade atlética.

Pelé é inquestionável, já o Edson dá umas vaciladas.

O futebol criou para Pelé a imagem de Rei. Desde os reis taumaturgos da Inglaterra e França nos séculos XII e XIII esperam-se milagres dos monarcas. No imaginário coletivo, Pelé era um Deus-homem, dotado de poderes sobrenaturais. Esse mágico era capaz de criar espaços onde não havia e contrariar a lógica dos movimentos, ao se atirar num salto mortal e fazer um gol de bicicleta.

Segundo Lília Schwarcz, cabia a esses reis regular o curso da natureza para o bem de suas sociedades. E foi exatamente o que fez Pelé nas Copas de 1958 e 1970. Em 1962, o Deus se chamou Mané. Nesta lógica existe a mística do corpo santo dos monarcas.

Logo, aquele andador e as pernas ainda trêmulas nos dão impressão de uma fragilidade que não condiz com a força de um rei. Diante desse nosso culto aos “monarcas”, a imagem de Pelé fala um pouco sobre nós mesmos. O tempo passa até para ele.

Pelé é inquestionável, já o Edson dá umas vaciladas, o que é natural, posto que sofre da mortal e falível condição humana. No entanto, achei uma atitude corajosa do Edson a de colocar o Rei Pelé para aparecer de andador. Talvez a dimensão humana seja a mais poderosa dos nobres.

A perna amputada de Roberto Carlos é um assunto tabu.

Roberto Carlos, por exemplo, não expõe ao público as fraquezas físicas. Sua perna amputada é um assunto tabu. Não sou ninguém para decidir o que cada um deve expor da sua vida, mas uma atitude magnânima do rei da canção poderia ajudar súditos que enfrentam a mesma limitação. Poderia, inclusive, aumentar-lhes a autoestima.

Para usar as palavras de Lília Schwarcz, como pessoa e mito, o rei é um objeto ritual, uma imagem evidente de poder. Logo, a reportagem de Pelé no JN terminou com uma palavra de otimismo do próprio rei. Ele disse que se Tite quiser, poderá convocá-lo para Copa da Rússia.

Todos sabem que não é bem assim, mas ninguém vai querer ser a criança do conto de Andersen e gritar o “o rei está nu”. Em nosso mundo, em que as imagens podem ser recuperadas, Pelé sempre terá a mística e a majestade. Nem que seja num filme em preto-e-branco, dando um lençol num sueco atordoado.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Vai começar tudo de novo! Vai-Vai já tem enredo para o Carnaval 2025

Depois de voltar ao Grupo Especial de São Paulo e ficar na oitava colocação na classificação geral em 2024, a…

43 minutos ago
  • Brasil
  • São Paulo

Foragido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

1 hora ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

2 horas ago
  • Brasil

Desastre sem precedentes deixa rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

VÍDEO: Madonna acena para fãs na saída de hotel no Rio

Partiu. Madonna deixou o Rio de Janeiro na noite deste domingo (5), após cantar para 1,6 milhão de pessoas na…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Gracyanne Barbosa reage após desculpas de Luciano Huck e bloqueia Belo

Luciano Huck pediu desculpas a Gracyanne Barbosa durante o "Domingão com Huck" neste domingo (5). A fala aconteceu após o…

3 horas ago