Exposição fotográfica apresenta o olhar brasileiro na Terra do Sol Nascente

Japão. Foto: Divulgação

Uma viagem de norte a sul pelo Japão, registrando o que toca o olhar dos brasileiros nestas terras tão distantes. O Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro apresenta a exposição “Olhar sobre o Japão”, com obras de fotógrafos amadores brasileiros em visita à Terra do Sol Nascente.

Esta é uma oportunidade de homenagear a nova era iniciada pela ascensão do imperador Naruhito ao trono em maio de 2019, bem como dar início às celebrações pelos 125 anos de amizade entre os países, completados em 2020, bem.​

Exposição sobre o Japão. Foto: Divulgação

O diverso grupo de admiradores do Japão é formado por viajantes, estudantes e pesquisadores agraciados por bolsa de estudo oferecida pelo Mext, e participantes do JET Programme. A viagem se completa com painéis oferecidos pela Japan National Tourism Organization, buscando apresentar ao público desde a megalópole de Tóquio até as belas praias de Okinawa.

OLHAR SOBRE O JAPÃO

Com obras de:

Camila Iquiene
João Pestana
Julie Yukari Misumi
Kioshy Kinoshita
Matheus Tymburiba
Pedro Terra
Raphaela Fagundes
Rui Lemes
Stephanie Amaral

Complementação fotográfica: Japan National Tourism Organization

Serviço

Período: 19/dez/2019 a 31/jan/2020
Local: Centro Cultural e Informativo do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro
Endereço: Praia do Flamengo, 200 – 6º andar – Rio de Janeiro
De segunda a sexta, de 09h a 12h e de 14h a 17h

OBS: Não há visitação aos sábados, domingos e feriados.

Informações: (21) 2240-2383 ou [email protected]
Abertura: 18/dez/2019 de 18h a 20h (apenas para convidados e imprensa)

Bolsas de estudo MEXT

O Governo do Japão, por meio do Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece seis tipos de bolsas de estudos para brasileiros em universidades ou escolas japonesas. Incluem curso de língua japonesa no início do programa, para os bolsistas que não têm domínio do idioma.
Saiba mais em https://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas.html

JET Programme

O JET Programme é um programa do governo japonês que visa a promover o enriquecimento do intercâmbio cultural, o ensino de línguas estrangeiras e a mútua compreensão entre as nações.
Os aprovados na seleção JET serão contratados como funcionários públicos especiais em repartições públicas regionais e atuarão como CIRs (Coordenadores de Relações Internacionais) no Japão. A principal função dos Jetistas consiste em divulgar a cultura brasileira através de palestras e aulas de língua portuguesa ou organizando eventos e servindo como tradutor e intérprete.

Saiba mais em https://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/jet.html

Perfil dos participantes

Camila Iquiene é bacharel em Letras Português-Japonês pela UFRJ e atualmente reside na cidade de Izumo, província de Shimane, onde atua como Coordenadora de Relações Internacionais pelo JET Programme. Fascinada com toda a história, vida interiorana e paisagens da cidade conhecida como o berço da mitologia japonesa, Camila vem registrando momentos do seu cotidiano desde 2017.

João Pestana tem 25 anos e é do Rio de Janeiro. É formado em Arquitetura e Urbanismo na UFRJ e, desde que foi ao Japão pela primeira vez em 2017, se encantou pelo país e sua cultura. Atualmente, é pesquisador na Universidade de Quioto e dedica parte de suas horas vagas a explorar e mostrar as belezas do que tenho vivido pelo Japão.

Julie Yukari Misumi é formada em Letras Português-Japonês pela Uerj. Através de convênio entre esta universidade e a TUFS (Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio), foi ao Japão em 2015 para estudar Língua e Cultura Japonesa.

Kioshy Kinoshita tem 24 anos e é descendente de japoneses. Antes do intercâmbio de um ano através do MEXT, teve a oportunidade de residir por onze anos no Japão. Em 2012, descobriu o gosto pela língua e cultura do Japão após retornar ao Brasil em dezembro de 2012. Desde então, busca aprender e trazer mais sobre o Japão às pessoas ao seu redor.

Matheus Tymburiba é mestre em Design e bolsista de pós-graduação MEXT na Universidade de Tsukuba, em Ibaraki, onde atualmente busca seu título de doutorado. Uma das coisas que mais gosta no Japão é o ambiente propício à fotografia. No interior, a natureza orna a paisagem, e nas cidades, as luzes e o contraste entre a arquitetura ancestral e moderna faz com que cada canto seja um lugar de contemplação.

Pedro Terra é entusiasta do Japão desde que se entende por gente. Carioca, orgulhoso morador de Jacarepaguá e professor de Física do Colégio Pedro II apaixonado pela profissão. Atualmente é bolsista do MEXT no programa de treinamento de professores e estuda na Universidade de Chiba.

Raphaela Fagundes é estudante do curso de Letras Português-Japonês na UFRJ e atualmente mora em Sapporo, Hokkaido (Japão) através da bolsa de estudos de Cultura e Língua Japonesa oferecida pelo MEXT.

Rui Lemes é um fotógrafo movido pela paixão por registrar a vida e observar o mundo. Com a impressão de seu olhar, de certa maneira autodidata, foi lapidando e buscando maiores conhecimentos, ampliando horizontes na área. Seu trabalho é movido quase por inteiro pela intuição, tendo a técnica como coadjuvante. Ainda assim, o amor pela arte intuitiva predomina. Em 2018, teve a oportunidade de estar no Japão, exercitando seu olhar e gerando registros em cidades das províncias de Tóquio, Aichi e Shiga.

Stephanie Amaral tem 25 anos e é formada como designer de moda pela faculdade Bunka Fashion College. Atualmente, trabalha como vendedora e estilista em São Paulo. Apaixonada pela cultura japonesa, principalmente sua culinária e vestimenta tradicional, sempre sonhou em morar no Japão. Suas fotos são parte de sua experiência de vida durante três anos inesquecíveis.

Comentários

 




    gl