Espetáculo teatral aborda o tema violência contra a mulher

Saia Espetáculo Performativo. Foto: Reprodução/Facebook

O projeto “Saia – Espetáculo Performativo”, aborda o tema violência contra a mulher. A ambiguidade do título fomenta a ideia de múltiplas compreensões – a saia – elemento simbólico na construção social da vestimenta feminina, e o presente do subjuntivo do verbo “sair”, com a indicação urgente para fugir de qualquer situação opressora e violenta.

A criação é de Carol Greco – atriz, graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFOP/MG e Especialização em “A imagem corporal na Contemporaneidade” e “Eutonia na Psicossomática” pela PUC/SP; e Lika Rosa – atriz, doutoranda pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Bacharel em Direção Teatral e Licenciatura em Artes Cênicas pela UFOP/MG. Ambas são cofundadoras da Cia Ímpar.

Por meio de expressões artísticas, corporais e performativas, as protagonistas se relacionam aos elementos da cena, que atuam como extensores aos discursos desses corpos. De modo atemporal, as encenações discutem as formas de violência de gênero e a maneira de neutralizar os corpos femininos, ao longo da história.

Desde a sua estreia houve rodas de conversas, inseridas na temática. Dentre elas:

– O colonialismo e seus tentáculos de aprisionamentos” com Joice Teixeira, artista-educadora;

– De quais mulheres estamos falando? A interseccionalidade como prática feminista com Vanessa Biffon, atriz, educadora e pesquisadora;

– Há (mar) uma inflexão sobre a ideia de amar, com Wallie Ruy, atriz;

– Podem nossos corpos existirem sem violência? O padrão de beleza e opressão contra os corpos das mulheres”, com Mari Moura;

– Feminismo na educação: educação como ferramenta no combate à violência de gênero, com Débora Camasmie, feminista e graduada em Letras/Pedagogia;

– Lilith-Eva de Sacerdotisa à pecadora, com Lis Nasser, arte-educadora.

Confira quem faz parte da equipe técnica

Dramaturgia: Airá Fuentes; Figurino: Laura Rodrigues Alves; Iluminação: Deni Guimarães; Composição sonora: Lívia Golden; Cenografia: Nilceu dos Santos Filho; Técnica de som: Thaís Rizzo; Produção: Tainã Vasconcelos.

Com classificação indicativa para 14 anos, as apresentações ocorrem pelo Facebook. Esta atividade integra as ações do edital Proac da Secretaria de Cultura e economia criativa do Estado de São Paulo. Mais informações através do site: saiaespetaculo.wordpress.com.

Saia - Espetáculo Performativo. Foto: Divulgação
Saia – Espetáculo Performativo. Foto: Divulgação

Comentários

 




    gl