Filme ‘Garrincha, Alegria do Povo’ é exibido em mês de aniversário do craque

"Garrincha, Alegria do Povo". Foto: Divulgação

“Garrincha, Alegria do Povo”. Foto: Divulgação

Se Mané Garrincha estivesse vivo, completaria 86 anos de idade agora em outubro. E para homenagear um dos melhores jogadores do mundo, o Cine Cultura ACRJ vai exibir na próxima terça-feira (15), às 18h, o documentário “Garrincha, Alegria do Povo”, de 1962. A entrada é gratuita.

"Garrincha, Alegria do Povo". Foto: Divulgação
“Garrincha, Alegria do Povo”. Foto: Divulgação

O filme conta a trajetória do ponta-direita mais célebre do futebol mundial. Nascido como Manuel Francisco do Santos, no dia 28 de outubro de 1933, em Magé, no Rio de Janeiro, logo pequeno ganhou destaque nas peladas de futebol. Iniciou a carreira, em 1953, no Botafogo de Futebol e Regatas, mas não demorou muito para conquistar o mundo com suas pernas tortas e dribles desconcertantes.

“Garrincha, Alegria do Povo” mostra o auge da carreira do jogador, como a participação do craque na seleção brasileira nas Copas de 1958 e 1962 e sua consagração no Botafogo, com a eterna camisa 7. O documentário, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e produzido por Luiz Carlos Barreto e Armando Nogueira, trata também do cotidiano do atleta, treinos no clube, preparação para entrar em campo, comprando discos na cidade do Rio e dançando com uma de suas filhas.

Entre os prêmios recebidos, estão a condecoração italiana Carlos Alberto Chieza e Governador da Guanabara. Ao longo dos anos, enquanto o documentário recebia suas premiações, Garrincha acumulava homenagens, tais como a do poeta Vinicius de Morais com o poema “O Anjo de Pernas Tortas” e dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Ruy Castro, sendo este último autor da biografia “Estrela Solitária”.

Serviço:

“Garrincha, Alegria do Povo”
Dia: 15/10
Hora: 18h
Local: Auditório da ACRJ – Rua Candelária, 9/12º andar, Centro – RJ
Confira a programação no site da Associação Comercial do Rio de Janeiro

Comentários

 




    gl