CD e DVD: “Acústico” (Detonautas Roque Clube) – Sucessos repaginados para fãs

Parece até que foi ontem, mas já tem sete anos que o Detonautas Roque Clube surgiu com o seu álbum de estreia, e tinha a sua música “Quando o Sol Se For” tocando nas rádios a todo minuto. Assim, depois de quatro álbuns de estúdio e um DVD, chegou a vez do álbum ao vivo. Apesar de não levar o selo da MTV, o “Acústico” dos Detonautas segue a receita desse tipo de projeto. Os sucessos estão todos lá, assim como alguns lados-B, duas inéditas e uma regravação, tudo em versões calcadas nos violões. E claro, convidados especiais também, como o pianista Sérgio Villarim e o violonista (e produtor do projeto) Marcelo Sussekind.

Na verdade, esse “Acústico”, de certa forma, acabou sendo um caminho natural para a banda. O seu último trabalho de estúdio, o álbum “O Retorno de Saturno” já flertava com uma sonoridade mais leve, um pouco diferente do pop-rock rasgado dos dois primeiros álbuns da banda “Detonautas Roque Clube” (lançado em 2002, e que continha os hits “Outro Lugar” e “Quando o Sol Se For”, ambos presentes no “Acústico”) e “Roque Marciano” (de 2004, e representado nesse “Acústico” por canções como “O Amanhã”, “O Dia Que Não Terminou”, “Tênis Roque” e “Só Por Hoje”).

O formato acústico – no caso de uma banda típica de pop-rock como os Detonautas – é curioso porque nele é possível ouvir melhor como as canções foram construídas. Aliás, o mesmo já ocorrera no bom “Acústico MTV” do Charlie Brown Jr., lançado em 2003. Apesar da sonoridade mais leve, canções como “Você Me Faz Tão Bem” (que encerra o CD) e a balada “Dia Comum” (com arranjo de cordas) acabam ganhando corpo nesse “Acústico”. Ambas as faixas foram originalmente gravadas no disco “Psicodeliamorsexo&distorção”, lançado em 2005, e considerado o mais pesado da banda.

Além de músicas de todos os seus álbuns, a banda aproveitou para apresentar uma versão para “Até Quando Esperar”, da Plebe Rude, além de duas novas (e boas) canções: “Só Nós 2”, um pop-rock que poderia estar no primeiro disco dos Detonautas, e “O Inferno São os Outros”, que em nada tem a ver com a canção dos Titãs, apesar do mesmo título.

Enfim, “Acústico” é aquele tipo de disco que não vai fazer com que ninguém fique fã dos Detonautas. Mas, certamente, é aquele tipo de disco que fará com que os seus fãs fiquem ainda mais fãs.

Cotação: ***

O vídeo da faixa inédita “O Inferno São Os Outros”, extraído do DVD, pode ser visto aqui.

***** Ótimo
**** Muito Bom
*** Bom
** Regular
* Ruim

Comentários

 




    gl