CD: “Donatural” (João Donato) – Uma retrospectiva cheia de convidados

CD:

Gravado em janeiro de 2005, “Donatural”, que já havia sido lançado em DVD, chega agora às lojas em formato CD. Para os fãs de João Donato, não chega a ser uma surpresa. O material constante no CD já era mais do que conhecido de quem viu o DVD. Entretanto, o lançamento ainda assim é válido, porque o projeto, repleto de convidados, merece também estar na prateleira do colecionador de CDs.

Em “Donatural”, João Donato interpreta alguns de seus principais sucessos, acompanhado por diversos convidados, representantes de diferentes vertentes da Música Popular Brasileira. Joyce, Leila Pinheiro, Emílio Santiago, Éngela Ro Ro, Gilberto Gil, Marcelinho da Lua e Marcelo D2 se uniram a João Donato, e, de certa forma, conseguiram imprimir as suas respectivas marcas nas canções. Em “Balança”, por exemplo, D2 e Donato fizeram uma (ótima) misturada de samba, bossa e rap. Marcelinho da Lua foi outro que modernizou João Donato – ou seria João Donato que teria modernizado Marcelinho da Lua? – em “Lá Fora”, parceria da dupla com Leonardo Tuch.

Os outros convidados foram mais discretos – e isso não é uma crítica. Leila Pinheiro, que já trabalhou com diversos compositores da Bossa Nova fez o dever de casa em “Até Quem Sabe” e “E Muito Mais”. Com ritmos diferentes – a primeira é mais lenta – a cantora mostra que combina perfeitamente com Donato. Joyce, por sua vez, soa deliciosa em “Sambou, Sambou”. E Éngela Ro Ro despeja o seu vozeirão na abolerada “Simples Carinho”. Perfeita para a sua voz!

No time dos cantores, Gilberto Gil relembra a sua “A Paz” (escrita a quatro mãos com João Donato) e “Bananeira” (também composta em parceria com o pianista), na qual os dois dividem os vocais. Já Emílio Santiago soa mais contido na ótima “Vento No Canavial”.

Os convidados são benvindos, mas João Donato mostra que poderia muito bem ter feito essa retrospectiva sozinho. “Gaiolas Abertas” é desconstruída com maestria na sua versão que beira os oito minutos de duração. E a voz despretensiosa de João Donato cai muito bem nas suas próprias composições. Já na instrumental “Minha Saudade”, o piano de Donato dialoga com os sopros de Ricardo Pontes e Jessé Sadoc. A banda ainda é formada por Robertinho Silva (bateria), Sidinho (percussão), Donatinho (teclados) e Luiz Alves (contrabaixo). Uma amostra da competência desse time pode ser ouvida em “Bluchanga”.

A única pena do CD é ter deixado de fora algumas faixas que estão no DVD. “Nasci Para Bailar”, “Café com Pão” e “Lugar Comum”, por exemplo, acabaram limadas. Até que isso tudo tem uma vantagem: o DVD ainda vai ser muito rodado nos DVDs-players…

Cotação: ***1/2

Abaixo segue o vídeo de “Até Quem Sabe”, com a participação especial de Leila Pinheiro:

***** Étimo

**** Muito Bom

*** Bom

** Regular

* Ruim

Comentários

 




    gl