GAL COSTA MORRE AOS 77 ANOS

Gal Costa. Divulgação - Sony Music

Gal Costa. Divulgação – EMI

A cantora Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da artista. Gal tinha dado uma pausa nos shows, por recomendações médicas, após uma cirurgia que fez para tirar um nódulo na fossa nasal direita e ficaria afastada dos palcos até final de novembro.

O corpo será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital, nesta sexta-feira, das 9h às 15h. A cerimônia será aberta ao público e o enterro fechado apenas para amigos mais próximos e familiares.

+ VEJA COBERTURA COMPLETA DA MORTE DE GAL COSTA

A artista estava com shows marcados para dezembro e janeiro de sua turnê As Várias Pontas de Uma Estrela, em que cantava sucessos do cancioneiro popular da MPB dos anos 80.

Gal estava rodando o país desde outubro do ano passado com o espetáculo, além da participação em festivais. Havia ainda uma turnê pela Europa marcada para este mês, mas que foi cancelada por conta da cirurgia. A partir do anúncio da morte, uma onda de manifestações de autoridades e artista tomou conta do país.

Amigos de uma vida

“A maior cantora do Brasil”, disse Caetano Veloso. “Muita emoção, porque na hora em que recebi a notícia até me controlei, porque a morte faz parte da vida, a gente sabe disso. A gente sempre procura e numa certa medida encontra o modo de deixar que a notícia da morte de um ente querido chegue de forma tranquila”, destacou Gil. Ambos participaram juntos de entrevista ao canal pago GloboNews (assista ao vídeo):

A cantora Maria Bethânia compartilhou um vídeo no Instagram, emocionada. Compositora e amiga pessoal de Gal, Bethânia expressou, em tom de desabafo, sua tristeza com a partida inesperada.

“Em choque, triste demais, difícil demais. Nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje inteiro chora, como eu. Uma amiga que mesmo longe sempre lhe mantive admiração e respeito. Deus a receba na sua mais pura luz. Muito duro”, disse.

Elis e Gal

No contexto da conhecida fofoca cultural brasileira, ela e outra gigante da música nacional foram confrontadas muitas vezes sobre quem era melhor. Porém, Elis Regina nunca embarcou, ao menos dessa vez, numa inventada rivalidade.

Aliás, Elis afirmava que Gal era a maior. Poucos meses antes da morte de Elis, Gal Costa escolheu a artista para ser sua convidada no especial da Rede Globo, que naqueles anos do início da década de 80, eram o momento de consagração dos cantores e cantoras do país:

Em uma entrevista, anos depois, no Roda Viva, da TV Cultura, Gal comentou sua relação com Elis na presença do filho mais velho da gaúcha, João Marcelo Bôscoli, que confirmou a impressão da mãe sobre a baiana:

Através das redes sociais, muitas mensagens foram publicadas com homenagens lamentando a perda de Gal Costa, inclusive, do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Política e conhecida por sua posições progressistas, Gal participou do clipe da campanha eleitoral histórica de Lula em 1989, quando o petista foi derrotado por Fernado Collor de Mello no segundo turno.

Em fala recente, Gal Gosta refutou a possibilidade de um novo Golpe de Estado no Brasil, como aconteceu em 1964 e do qual ela e tantos outros artistas foram alvos da censura.

+ relembre alguns sucessos na voz de Gal Costa:

Meu bem, meu mal

Chuva de prata

Divino Maravilhoso

Sua Estupidez

Eu vim da Bahia

Aquarela do Brasil

Baby

Festa do Interior

Cuidando de Longe

Força Estranha

Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos, em 26 de setembro de 1945, em Salvador, está entre as maiores cantoras da história da música brasileira.

Foram 57 anos de carreira iniciada em 1965 quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Gal foi figura de resistência durante a Ditadura Militar (1964 – 1985), enquanto ficou no país e viu amigos e artistas partirem para o exílio.

Ainda foi uma das mais importantes intérpretes dos repertórios de Dorival Caymmi e João Gilberto. Dona de uma voz única, era precisa nas notas e diversa no que escolhia para cantar. Deixa um único filho, Gabriel, de 17 anos.


Leia também:

+ Babi e Deolane são as protagonistas e favoritas ao prêmio de A Fazenda?

+ ‘A Fazenda 14’: Irmã de Pétala desabafa e acusa RecordTV de manipulação


 

Comentários

 




    gl