Categories: EntretenimentoTelevisão

BBB 22: Rodrigo usa termo transfóbico, é repreendido e sua equipe emite nota

O participante Rodrigo Mussi, do BBB 22, utilizou um termo considerado pejorativo ao lembrar de um relato contado pelo brother Eliezer. Ele falou “traveco” para se referir a uma “travesti”.

“Eli, estou tentando dormir, mas estou lembrando do pint* do traveco que você ficou com medo lá, irmão”, disse ele.

Em seguida, a fala foi interrompida por outros participantes que ouviam a conversa. “Traveco não”, corrigiu Vyni. E Maria completou: “É, isso aí já não é uma coisa legal que você está falando”.

Rodrigo, então, pediu desculpas e disse que não sabia que era ofensivo usar o termo. Mais tarde, ele demonstrou preocupação em ser cancelado pelo público que acompanha o reality: “Deve ser doído”.

Assim que acordou, nesta sexta-feira (21), Rodrigo Mussi foi conversar com Lina do lado de fora da casa para perguntar se a palavra realmente era ofensiva para pessoas trans e travestis.

“Eu fiquei muito mal, na hora e ele [Vyni] me corrigiu. Depois disso não consegui dormir mais, porque é muito ruim falar algo que alguém pode se ofender. Mas ninguém tem a obrigação de me desculpar, não”, iniciou.

Rodrigo chama Linn para conversar. Foto: Reprodução/Globoplay

“É que não foi na intenção de denegrir”. Linna retrucou: “Entendi, acho que isso é uma questão de se corrigir mesmo, sentindo que essa palavra é ofensiva, vindo principalmente desse lugar dos ‘normais’, para se referir a nós. E daí é só não usar essa palavra”.

Por fim, Rodrigo garantiu que não vai mais repetir e a cantora reiterou: “Nem denegrir é legal. Porque vem do negro, né? Eu não uso”. Mussi pediu desculpas novamente e Lina falou que estava tudo bem, que se ele tivesse usado essa palavra com ela, a artista ficaria incomodada.

Conversa com Linn

Pela manhã, Rodrigo chamou Linn da Quebrada para conversar e se desculpar. “Eu falei ‘traveco’ e eu fiquei muito mal. Na hora, ele [Vinicius] me corrigiu. Desculpa, orientou. […] E aí eu falei ‘eu vou perguntar pra Linn se essa palavra é realmente agressiva”, explicou o brother. “Com certeza. Você não sente quando você diz?”, questionou ela.

Equipe de Rodrigo emite comunicado

Fora da casa do BBB 22, a equipe de Rodrigo Mussi emitiu um comunicado oficial sobre o assunto.

“O Rodrigo teve uma fala infeliz e errada nessa madrugada onde ele usa ‘traveco’. Viemos por meio deste comunicado, pedir desculpas pela fala do Rodrigo e relembrar que esse termo é ofensivo e jamais deve ser usado para se referir a qualquer pessoa trans ou travesti”, começa o aviso, divulgado nas redes sociais de Rodrigo.

“Após ter essa fala, Rodrigo foi repreendido pelos colegas, reconheceu o erro, pediu desculpas e disse que hoje iria conversar com a Linn”, diz o comunicado, que ainda cita Ariadna Arantes, do BBB11.

“Esperamos que ele possa aprender com isso e evoluir como ser um humano. Depois da 1ª mulher trans, Ariadna Arantes, 11 anos depois temos a primeira participante travesti na história do programa, Linn da Quebrada, e que a entrada dela, sirva para conscientizar e firmar ainda mais a presença de trans e travestis na sociedade, onde são tão marginalizadas”, completou.

Traveco x Travesti

Vale ressaltar que o termo “traveco”, de fato, é apontado pelas travestis como transfóbico, pois possui uma conotação de chacota e ironização.

Ao contrário do que muitos pensam, o termo “travesti” não ofende, nem é pejorativo, pelo contrário. O que acontece é que a palavra é vista de forma preconceituosa pela sociedade, porque por longos anos foi utilizada como xingamento transfóbico.

Denegrir

Além disso, é importante enfatizar que o uso da palavra “denegrir” é, sim, considerada racista. Quando alguém faz uso dessa palavra é para dizer que está sendo difamado ou injustiçado por outra pessoa. Segundo o dicionário Aurélio, a definição de “denegrir” é “tornar negro, escurecer”. Então, o uso desse termo é preconceituoso.

Leia também:

+ Especialista faz análise das estratégias dos participantes do BBB 22

+ BBB 22: Mion diz que Tadeu Schmidt tem que ser mais parecido com Leifert

+ Saiba tudo sobre o BBB 22

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos

Ex-BBB Ana Paula Renault abandona bancada após falas sobre machismo e comunidade LGBTQIAPN+

Uma das apresentadoras do podcast 4TalkCast, as ex-BBB e jornalista Ana Paula Renault, de 40 anos, se levantou e deixou…

1 minuto ago
  • Economia

ANS autoriza reajuste dos planos de saúde em 15,5%

A ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou, nesta quinta-feira (26), reajuste recorde, da ordem de 15,5%, para os planos…

13 minutos ago
  • Brasil

Barbárie: Morte no Sergipe gera revolta e especialista cita execução

Os agentes da PRF, a Polícia Rodoviária Federal, envolvidos numa abordagem que terminou na morte de Genivaldo de Jesus Santos,…

22 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Caprichosos de Pilares ‘tem-tem’ novo intérprete

Tem Tem Junior é o novo intérprete da Caprichosos de Pilares. Dando continuidade aos preparativos para o Carnaval de 2023,…

50 minutos ago
  • Carnaval/SP

Intérprete da Dom Bosco cita ‘acolhimento’ e promete evolução no Carnaval 2023

Após estrear pela Dom Bosco de Itaquera no Carnaval 2022, o intérprete Rodrigo Xará segue no comando da ala musical em…

59 minutos ago
  • Famosos

Zé Felipe é acusado de plágio pela música ‘Toma Toma Vapo Vapo’

O cantor Zé Felipe foi acionado pela Justiça por conta de uma ação que o acusa de plágio e danos…

1 hora ago