Atriz Theresa Amayo morre aos 88 anos no Rio

Theresa Amayo. Foto: Reprodução/Facebook/Theresa Amayo

Theresa Amayo. Foto: Reprodução/Facebook/Theresa Amayo

A atriz Theresa Amayo morreu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (24) em sua casa em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, em decorrência de um câncer no rim.

A informação foi confirmada pela equipe dela, no Facebook, que disse que a artista estava em casa e lutava contra a doença desde o ano passado. Ela deixa dois filhos e uma neta.

“É com profunda tristeza que informamos o falecimento de nossa querida amiga, a atriz Theresa Amayo, aos 88 anos, ocorrido nessa madrugada por volta das 4:30h da manhã em sua residência em Laranjeiras, após perder uma batalha contra o câncer”, disse a nota. Ela deixa dois filhos e uma neta. A família ainda não informou o horário do velório e do sepultamento.

Carreira

Nascida em Belém, Theresa iniciou sua vida artística nos palcos no Rio de Janeiro pelas mãos de Dulcina de Moraes em 1950. No cinema, filmou com Anselmo Duarte (“O Diamante”, 1955) e Mazzaropi (“Fuzileiro do Amor”, 1957).

Amayo era viúva do polímata Mário Brasini (1921-1997), que se destacou como ator, autor, diretor e produtor. Com Brasini, ela também desenvolveu inúmeros projetos artísticos como a ida para a nova capital do país, criando o Teatro Permanente de Brasília, a pioneira Caravana da Cultura, de Paschoal Carlos Magno, e a formação da Companhia Amayo-Brasini.

Pioneira da televisão no Brasil, atuou na primeira emissora do país, a TV Tupi, onde estrelou programas clássicos como “Teatrinho Trol”, “Câmera Um” e “Histórias do Teatro Universal”.

A atriz foi uma das primeiras contratadas da Rede Globo e estrelou “O Rei dos Ciganos” (1966), “A Rainha Louca” (1967), “Sangue e Areia” (1968), “Passos dos Ventos” (1968), “A Última Valsa” e “Pecado Capital” (1975).

Trabalhos recentes

Os seus mais recentes trabalhos foram em “A Garota do Biquini Vemelho (2011)”, “As Eruditas (2011)”, “Thérèse Raquin (2013)” e “Tricotando (2016)”, todos no teatro.

Nos últimos anos, também esteve nos filmes “S.O.S. Mulheres ao Mar (2014)”, “Sorria Você está Sendo Filmado (2015)” e “Sai de Baixo – O Filme (2019)”.

Leia também:

+ Quem você quer que seja o primeiro eliminado do BBB 22?

+ Rodrigo comete gafe com patrocinador em presente do anjo no BBB 22

Comentários

 




    gl