Apresentador do SBT faz piada racista com dono do Ibope: ‘Se ele fosse do bem chamava Montebranco’

Stanley Gusman faz comentário racista e causa polêmica nas redes sociais, Foto: Reprodução de Internet

Stanley Gusman faz comentário racista e causa polêmica nas redes sociais, Foto: Reprodução de Internet

O apresentador do programa Alterosa Alerta, da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, Stanley Gusman, causou indignação ao fazer um comentário racista envolvendo o dono do Ibope, Carlos Augusto Montenegro.

“Olha, eu sei muita coisa! Dentre elas, eu sei o nome do dono do Ibope. O nome do cara é Montenegro! Se ele fosse do bem, seria Montebranco!”, afirmou durante o programa desta nesta terça-feira (9).

Gusman estava criticando os números oficiais do Kantar Ibope, quando começou a comemorar os números da transmissão ao vivo de seu programa no Facebook, que passava de 1.200 visualizações.

“Aqui é Minas Gerais respondendo. Não é naquele número daquele demônio daquele tal Ibope! É respondendo na tela da televisão! O Ibope é do demônio”, afirmou Gusman.

O repórter do programa ficou constrangido com o comentário racista. “O Montenegro não é de negro de cor não, gente. É escuro, escuridão. Onde é o céu? Branco. Onde é o inferno? Negro!”, tentou se justificar o apresentador.

Aparentemente, o apresentador foi alertado pelo ponto eletrônico a respeito da gravidade de sua fala e tentou se retratar.

Assista:

racismo explícito hoje no Alterosa Alerta (exibido pela afiliada do SBT em MG) pic.twitter.com/CN623DpC53


A deputada estadual Andreia de Jesus do PSOL, disse que vai encaminhar um ofício para que o MPF e a Comissão de Igualdade Racial da OAB tomem providências.

“Vamos encaminhar um ofício para que o MPF e a Comissão de Igualdade Racial da OAB MG estejam cientes e possam tomar as devidas providências em relação ao caso. Não passarão!”, afirmou a deputada.

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais se manifestou sobre o assunto. “Ao invés de fazer o uso da liberdade de expressão para a promoção de temas construtivos e de valorização da igualdade, o apresentador do Alterosa Alerta Stanley Gusman reverbera o racismo odioso que envergonha a sociedade brasileira”, dizia a nota.

Além do comentário que repercutiu negativamente nas redes sociais, Gusman cometeu outro erro. A divisão responsável pela medição de audiência da TV do Ibope foi vendida em 2014 pela Família Montenegro. Desde então, ela é comandada pela empresa holandesa Kantar e passou a se chamar Kantar Ibope Media. Carlos Eduardo Montenegro, ex-presidente, ficou apenas com o Ibope Inteligência, empresa atua em outras áreas de levantamento.

Comentários




    gl