Categories: Entretenimento

Após Flamengo transmitir jogo na internet, Globo rescinde contrato com o Campeonato Carioca

A Rede Globo anunciou nesta quinta-feira (2) que rescindiu o contrato de transmissão do Campeonato Carioca de futebol. A emissora alega que decisão foi tomada após quebra da exclusividade prevista no compromisso assinado com onze clubes que participam do torneio – a exceção é o Flamengo – e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

“No entendimento da Globo, o contrato foi violado na última quarta, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista” – vencida pelo Rubro-Negro por 2 a 0, pela quinta rodada da Taça Rio”.

Apesar da rescisão, a emissora vai manter os pagamentos previstos para este ano. Os jogos de Fluminense e Vasco, nesta quinta, por exemplo, já não serão mais transmitidos pelo Premiere – serviço que pertence ao Grupo Globo.

Vale lembrar que o Flamengo está em queda de braço com a emissora, inclusive na Justiça, após a publicação Medida Provisória 984, que permite que os mandantes dos jogos tenham direitos de transmissão de imagem.

“Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca”, diz parte da nota da Globo.

A transmissão de Flamengo x Boavista pela FlaTV nas redes sociais bateu recorde de audiência e se tornou a live esportiva que mais atraiu espectadores simultâneos no YouTube, com 2,1 milhões de visualizações ao mesmo tempo.

Os torcedores ainda puderam colaborar com a compra de um ingresso virtual via chat, o que fez o clube ter um alto faturamento durante a partida. O campo de comentários estava disparado, com doações de R$ 1 até R$ 500.

Leia na íntegra a nota da Globo:

“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”







Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Ex-diretor da Globo conta que pediu demissão por medo de morrer

Ex-diretor da Globo conta que pediu demissão por medo de morrer. Pedro Vasconcelos contou que tomou decisão após ver outros…

1 hora ago
  • Brasil

Morte de Ayrton Senna completa 30 anos; veja trailer de série da Netflix

Morte de Ayrton Senna completa 30 anos; veja trailer de série da Netflix. A Netflix divulgou nesta terça-feira (30) o…

2 horas ago
  • Carnaval

Clube do Samba comemora 45 anos com ‘A Grande Roda’

Samba. Diogo Nogueira, Xande de Pilares, roda de samba com Didu Nogueira e convidados são algumas das atrações do aniversário…

4 horas ago
  • Música

Fafá de Belém e Joelma criticam ausência de artistas do Norte no Rock in Rio

Música. As cantoras Fafá de Belém e Joelma usaram as suas contas no Instagram nesta terça-feira (30) para protestar pela…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Mocidade Alegre explica parceria com Jorge Silveira em convite para explanação

Bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre, que lançou no último final de semana o enredo para…

5 horas ago
  • Música

Esposa do cantor Anderson Leonardo faz desabafo emocionante na web

Esposa do cantor Anderson Leonardo faz desabafo emocionante na web Bastidores. Paula Cardoso, esposa do cantor Anderson Leonardo, vocalista do…

6 horas ago