Após acusação de racismo, ‘Globo’ afasta William Waack

William Waack . Foto: Reprodução de TV

William Waack . Foto: Reprodução de TV

Em comunicado oficial, divulgado na noite desta quarta-feira (8), a “Rede Globo” informou que decidiu afastar o jornalista William Waack de suas funções após acusação de racismo.

Imagens compartilhadas na internet mostram Waack, antes de entrar no ar durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, afirmando, contrariado, que o barulho de uma buzina é “coisa de preto”.

William Waack diz: “Não vou nem falar nada, porque já sei quem é”. O âncora, então, se vira para o entrevistado e diz “É preto!”. O jornalista repete, falando um pouco mais alto.

O jornalista aparece no vídeo antes de uma entrevista com Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute, do Wilson Center, num estúdio em frente à Casa Branca, nos Estados Unidos. O seu interlocutor faz cara de dúvida.

Assista:

Nas redes sociais, muitos internautas demonstraram indignação com o fato e cobraram a demissão do apresentador do “Jornal da Globo”. Não há informações sobre quem divulgou imagens da gravação.

Waack afirmou não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pediu sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.

O que diz Paulo Sotero

Paulo Sotero, que é diretor do Brazil Institute no Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington, afirmou que não se lembra do momento em que o apresentador fez um comentário que vem sendo apontado como racista.

“Assisti ao vídeo agora há pouco. Não me recordo da cena ou do momento em que ela se deu na transmissão ao vivo da cobertura da eleição presidencial americana no ano passado. Não é algo que tenha ficado registrado na minha memória. A julgar pelo vídeo, reajo a algo que se passa à minha frente no momento em que estou concentrado à espera de um sinal para entrar no ar. No vídeo, não consigo ouvir o que o William me diz. Surpreende-me a informação sobre comentário racista. Não acho graça nenhuma em racismo e não creio que o William tenha postura diferente sobre o assunto”, escreveu, por e-mail à “Veja”.

Leia a nota da emissora

A “Globo” informou que, a partir de amanhã, iniciará conversas com William Waack para decidir como se desenrolarão os próximos passos.

 

Comunicado. Foto: Reprodução
Comunicado. Foto: Reprodução

Comentários

 




    gl