Antônia Fontenelle é indiciada por racismo e xenofobia contra Giselle Itié

Antônia Fontenelle e Giselle Itié. Foto: Reprodução de Internet

Antônia Fontenelle, de 47 anos, foi indicada pelos crimes de racismo e xenofobia pela Decradi – Delegacia de Crimes Raiciais e Intolerância – por conta das ofensas desferidas contra Giselle Itié, atriz nascida no México.

“Volta para o seu país, é o melhor que você faz”, disse Fontenelle, à época, após Giselle Itié revelar ter sofrido assédio de um diretor de novelas quando tinha 23 anos.

Apesar de a atriz mexicana não ter citado nomes, Antônia se ofendeu, pois muitos trabalhos da atriz foram dirigidos por seu ex-marido, Marcos Paulo, que morreu em 2012.

Após as ofensas, Giselle Itié registrou uma queixa-crime contra a Fontenelle que, então, prestou depoimento na Decradi e, em seguida, acabou indiciada.

De acordo com o advogado André Perecmanis, Itié move três processos contra Fontenelle: dois criminais e um cível: “Temos um processo que está no Juizado Especial Criminal, da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, por injúria, por ela ter ofendido a Giselle, e outro caso por racismo, porque ela falou algumas coisas, e não apenas isso de voltar para o México. E tem um processo civil que é por tudo”.

De acordo com a jornalista Fábia Oliveira, Antônia “manifestou o desejo de fazer um acordo com o Ministério Público para não ser processada”. Entretanto, a lei exige que o acusado não tenha feito nenhum outro acordo semelhante nos últimos cinco anos.

Fontenelle, entretanto, não está apta a fazer este pedido, pois cumpriu uma transação penal em junho de 2018, no processo número de 0013450-04.2016.8.19.0209 pelos crimes de ameaça e injúria. Até o momento Antônia Fontenelle e Giselle Itié não se pronunciaram sobre o assunto.

O desentendimento entre as artistas começou quando Itié fez uma postagem dando apoio a Dani Calabresa, após uma reportagem apontar que a humorista havia sido assediada por Marcius Melhem. Na publicação, a atriz –que é mexicana, mas mora no Brasil desde os quatro anos de idade – conta ter sofrido uma situação parecida aos 23 anos, quando um diretor a assediou “severamente”.










Comentários

 




    gl