Eduardo Ritschel. Foto: Divulgação

Eduardo Ritschel

Formado em Jornalismo e Administração de Empresas, atua há mais de 25 anos como consultor de comunicação para empresas em diversos segmentos, com destaque para as áreas de Educação e Saúde.

Estudantes vencem competição de empreendedorismo tecnológico

Alunos da ETEC de Cubatão (SP) participam do Programa Startup in School – Fonte: Divulgação

Cada vez mais os recursos tecnológicos são utilizados para desenvolver a cultura empreendedora de alunos brasileiros. Destas vez foram duas Escolas Técnicas (ETEC) do Estado de São Paulo que saíram vencedoras na etapa final do Startup in School, realizada em 16 de agosto, um programa de iniciação em Empreendedorismo Tecnológico para alunos do ensino médio, realizado pela Ideias de Futuro em parceria com o Google. Durante a competição, os alunos das escolas públicas criaram uma startup* baseada em aplicativo mobile, desenvolvendo um protótipo e seu modelo de negócio. Foram trabalhados conceitos introdutórios de programação e competências empreendedoras.

Foram premiados os projetos “Doe-se”, da Escola Técnica Philadelpho Gouvêa Netto, de São José do Rio Preto, e o “ÉSaúde”, da Escola Técnica Nelson Alves Vianna, de Tietê. O primeiro é um aplicativo para agilizar os procedimentos para doação de sangue, com o intuito de ampliar o número de doadores, e o “ÉSaúde” que ajuda os idosos que fazem uso de remédios, acompanhando a data de validade e de entrega do medicamento.

O desafio começou em oito ETECs no Estado de São Paulo. As equipes vencedoras de cada escola passam para uma semifinal online, etapa que definiu cinco finalistas por escolha popular. Eles participaram de uma grande final no Google Campus de São Paulo, que definiu os vencedores. Os campeões vão ter acesso à mentoria da Ideias de Futuro pelo período de três meses, com foco na evolução de seus projetos.

Cultura Empreendedora

Segundo a diretora-geral da empresa Ideias de Futuro, responsável pela metodologia do Startup in School, Jaciara Cruz, o objetivo do programa é fortalecer a cultura empreendedora dos alunos e colocá-los no papel de criadores de tecnologia. “Eles estão muito acostumados a ser usuários de tecnologia, faz parte do dia a dia deles. O Startup in School faz eles pensarem como é criar uma solução, criar um aplicativo desses que eles usam o tempo inteiro.”

Jaciara destaca que o programa faz com que os alunos identifiquem problemas, entendam a necessidade das pessoas e criem uma solução adequada para a necessidade dos usuários. “Temos o objetivo de fortalecer a cultura e competências empreendedoras dos alunos, e colocá-los no papel de criadores de tecnologia”. O programa contou com o apoio do Google e do Centro Paula Souza, que administra as escolas técnicas, e a participação de 1,5 mil alunos da rede pública.

*Startup é um conceito surgido na época da bolha da internet, entre 1996 e 2001, que caracteriza um grupo de pessoas trabalhando ideias com potencial de alta rentabilidade utilizando os novos recursos de aplicativos de tecnologias.

Com Agência Brasil

Projetos:

“Doe-se”, da Escola Técnica Philadelpho Gouvêa Netto

“ÉSaúde”, da Escola Técnica Nelson Alves Vianna

Programa Startup in School

Ideias de Futuro

Comentários

 




    gl