Carnaval/RJ

Salgueiro, Viradouro e Grande Rio: Noite de ensaios marca com figurinos ousados e ricos em pedraria

Fotos: Alex Nunes / Justin Scott Parr / Dêssa Pires

Fotos: Alex Nunes / Justin Scott Parr / Dêssa Pires

A noite do último sábado, dia 16 de fevereiro, foi a vez de três grandes escolas de samba passarem com seus ensaios técnicos pela Marquês de Sapucaí. Salgueiro, Viradouro e Grande Rio trouxeram suas comunidades e mostraram que é possível, sim, criar produtos, cenas e figurinos em pouco tempo.

Muitos ainda acham que o ensaio técnico é desnecessário e desvalorizam o trabalho de muitos profissionais, que atuam o ano inteiro em função desta festa. Mas nosso papel aqui é enaltecer a cada dia mais a economia criativa do Carnaval e tornar esta festa palco da criatividade, espontaneidade e fonte inesgotável de inspiração para o Brasil e para o mundo.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa! Vamos mostrar os figurinos e suas personalidades que foram destaques na noite de sábado.

Salgueiro

Com o enredo “Xangô”, o Salgueiro levou para a Avenida uma escola renovada e disposta a fazer um grande show. Logo no início, me impactei com o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Sidclei Santos (vestindo Alfaiataria Cunha) e Marcela Alves (vestindo Ateliê Aquarela Carioca). Com o tom predominantemente vermelho, o casal apostou no Pantone Valiant Poppy, ele com um terno na linha Slim Fit e ela em um vestido longo com bordados em pedrarias na parte superior, sem mangas, deixando-a livre para movimentos mais alongados, um trabalho pensado, harmonioso e leve.

Logo depois, tínhamos o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Luan Castro (vestindo Ateliê By Izaquis) e Natália Pereira (vestindo um figurino desenvolvido pelo Ateliê Aquarela Carioca e reformado por Junior Confecções). O casal trouxe um pouco da africanidade proposta no enredo com luxo e muita pedraria. Ele com um figurino feito de linho puro tinturado e ela com um macaquinho de pedrarias em vermelho, prata e laranja, com saia longa.

Na sequência, tivemos a rainha Viviane Araújo (vestindo Guilherme Alves, concepção e pesquisa Viviane Araújo, Stylist Victor Mazzei na parte de acessórios e beleza assinada por Teodoro Jr). Personalidade muito esperada pelo público, apostou em um figurino que representava uma oxum, usou o Pantone Limelight, predominantemente amarelo (característica do orixá), composto de top e saia, com acessórios que causaram grande impacto e presença junto ao público.

Para fechar, vamos destacar as baianas da escola (vestindo Regina Nistal) e uma das grandes damas da passarela do samba, Tia Glorinha (vestindo Ateliê Eliete). As baianas vieram em vermelho, branco e dourado, com colares extravagantes (marcas das baianas), turbantes e acessórios, tudo rico em dourado, figurino imponente e elegantíssimo, que mostrou a força das baianas do Salgueiro na Avenida, figurino pensado e estruturado para brilhar e, com certeza, brilhou!

Por último, mas com certeza de uma grande importância, Tia Glorinha usou um vestido com uma temática afro, no Pantone Russet Orange. A estampa abusou do laranja, enriquecido com colares em madeira e acessórios em prata e que deixou esta dama mais que impecável. Um trabalho digno de muitos elogios.

(clique nas imagens para ampliá-las)

Viradouro

A Viradouro retorna ao Grupo Especial do Carnaval carioca, com o enredo “Viraviradouro”. A escola inicia seu desfile com uma comissão de frente que optou em não usar camisa do enredo e, assim, apresentar figurinos com a temática proposta pelo carnavalesco Paulo Barros. Sob a direção de Alex Neoral, os figurinos eram simples, objetivos, mas passaram de maneira clara a ideia do enredo para 2019.

No primeiro setor, posso destacar o figurino do primeiro mestre-sala Julinho Nascimento. Com um terno de recortes tradicionais, utilizou o Pantone 19-1536 o Red Pear, que é um vermelho mais profundo e um broche na gravata para fechar o look.

A segunda porta-bandeira Amanda Poblete (vestindo Whilliam Peres) também seguiu o mesmo Pantone, investindo em uma pedraria delicada na parte superior do seu macaquinho e um trabalho também delicado e bem executado na barra da saia, com pedras no mesmo tom, trazendo um trabalho monocromático e primoroso.

O último figurino que vamos destacar foi do diretor da ala de passistas, Valci Pelé (Vestindo Vaslu), que saiu um pouco da linha de cores apresentadas na Avenida, utilizando a cor magenta que se aproxima do Pantone 222 C, composto por blazer, uma Kilt e um cinto de fivela dupla, que se destacou, mostrando originalidade e diferenciação na proposta masculina.

(clique nas imagens para ampliá-las)

Grande Rio

A escola vai levar para a Avenida o enredo “Quem Nunca…? Que atire a primeira pedra”, uma crítica irreverente à falta de educação e o famoso “jeitinho”.

O primeiro figurino que vamos destacar será o do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Daniel Werneck (vestindo Alex Cunha) e Taciana Couto (vestindo Ateliê Aquarela Carioca). Ele com um figurino predominantemente branco, com bordados em dourado, o deixando ainda mais imponente e elegante (marca de Niel na Avenida), e ela, usando um vestido no Pantone Red Pear, investiu em pedraria refinada e apresentou um destaque nas rosas aplicadas no ombro com folhas verdes que deram um tchan a mais ao figurino.

Vou destacar o figurino das passistas (vestindo Ateliê Szaniesky), que destacava a força dos passistas em uma agremiação, optando pelas cores do pavilhão da escola, símbolo este que também estava no centro do figurino, apresentava um decote lateral, uma cabeça com aplicação de rabos de galo, e franjas de tecido na parte de trás, dando maior amplitude aos movimentos.

O quarto e último figurino que vamos destacar será o da musa e atriz Erika Januza (vestindo Vitor Carpe, Stylist também de Vitor Carpe, com beleza de Lucas Almeida). O figurino baseado em animal print, com bordados de miçangas e canutilhos, estava impecável, rico em detalhes e acabamentos, uma verdadeira obra de arte.

(clique nas imagens para ampliá-las)

Aguardem os figurinos e personalidades que foram destaques na noite de domingo!!!

Comentários




    gl