Carnaval/RJ

O samba mostra sua força

Casal da Mangueira em teste de luz e som de 2020. Foto: Valber Silva

Casal da Mangueira em teste de luz e som de 2020. Foto: Valber Silva

Em uma noite de muitas emoções e chuva forte no sambódromo do Rio de Janeiro, foi realizado o último teste de som e luz para o carnaval 2020.

Porém, a noite que parecia ser mais uma no calendário do carnaval carioca, foi marcada por múltiplas sensações e superações. Com um início fortemente carregado de lágrimas, a lavagem da Sapucaí trouxe para o público um grande apelo em pedir através de seu povo, suas baianas e seus dirigentes, carinho, respeito e amor. Com sua fé, rezas e arrudas que foram distribuídas por toda a avenida, esse era o grande pedido de um carnaval que tem sofrido grandes perdas que impactam diretamente na cultura do brasileiro.

Lavagem do Sambódromo de 2020. Foto: Riotur

Antes da lavagem, conversei um pouco para saber do Secretário Ruan Lira, responsável pela Subsecretaria de Grandes Eventos do Estado, quais seriam suas expectativas para a economia criativa do carnaval e para a festa este ano. “A nossa expectativa, como os jornais já vem noticiando, é a de que este ano nós teremos o maior e melhor carnaval da história do Rio de Janeiro com um número recorde de turistas no Estado e também estamos batendo um recorde no volume de arrecadação. Só o Rio de janeiro vai arrecadar quase 3 bilhões de reais, não só em impostos, mas também em circulação econômica, são quase 5 bilhões no Estado e a Sapucaí faz parte disso, o turista vem pra cá ou assiste da sua tv, é transmitido para o mundo inteiro e a gente tem certeza que o poder público a partir de agora, como foi o ano passado também, vai estar presente. Estamos presentes este ano, como estaremos nos próximos anos, fazendo com que esta festa maravilhosa se perpetue e se mantenha assim um grande ícone da cultura do nosso país”.

Depois da Sapucaí pronta, o furacão chamado Estação Primeira de Mangueira passou para mostrar a real força do samba, do morro e da forma mais intensa de um povo expressar sua alegria, manifestando através da sua voz a bruta luta que toda uma população tem travado para não serem apagados da cultura brasileira.

O carnavalesco Leandro Vieira apresentará na avenida o enredo “A Verdade Vos Fará Livre”, que trará para o carnaval de 2020 da agremiação, não somente a história do Jesus bíblico e seu martírio, como também uma indagação sobre como seria a volta do Cristo hoje em um contexto de tanta intolerância, preconceito, violência e perseguição.

Depois desse ensaio estamos todos extremamente ansiosos!




Comentários




    gl