Categories: Carnaval/RJColunasJaime Cezário

Uma coroa para Katarina, a Grande… no seu reinado na Lins Imperial e na Lapa de Madame Satã!

Caros leitores! Esse domingo (27), a partir das 13 horas, promete fazer tremer o coração dos súditos apaixonados pela beleza e a magia do samba. Teremos a festa para celebrar a coroação daquela que será a luz que iluminará o ritmo da bateria da escola de samba da Lins Imperial em sua quadra.

A nova soberana tem nome inspirado em uma mulher que trouxe a iluminação do saber, da cultura e da arte para uma poderosa nação e que deixou gravado seu nome na história mundial; a grande Imperatriz do Império Russo no século XVIII: Catarina, a Grande. Uma mulher governando absoluta um dos maiores impérios europeus, e pasmem amigos, ela não era russa, ela era alemã. Viajo na memória da Czarina, para traçar um paralelo com a nova soberana da Lins Imperial: Katarina Harmony.

E vocês vão me perguntar; mas o que tem a ver uma coisa com outra? E eu respondo, Katarina é nascida na França, de mãe brasileira e pai francês. Ela é franco-brasileira, possui a beleza e sensualidade da mulher nacional, adornada com a elegância e o refinamento francês, combinação mais que perfeita para uma Rainha de Bateria.

Outra qualidade é sua simpatia com um leve toque de timidez ao sorrir, que faz o mais resistente coração amolecer, quando se depara diante da sua beleza e do seu delicado sorriso, o levando a viajar pelas estrelas, haja coração.

O amigo que vos escreve, conhece Katarina desde tenra idade, pois tive o prazer de conviver e me tornar amigo de sua mãe, Talita do Amaral. Talita, que é uma apaixonada por Carnaval, e mora em Paris, onde trabalha decorando casinos, hotéis e belas mansões.

Aos leitores que ficaram curiosos, vou deixar o link do seu último trabalho na cidade de Lion, onde uma antiga maternidade foi transformada num requintado hotel: https://www.grand-hotel-dieu.com/. Uma apaixonada pelos desfiles de Carnaval morando a milhares de quilômetros da Sapucaí. Vir para cá nesse período é sempre uma façanha, pois já enfrentou nevascas causando cancelamento e atrasos de voos. Temos que lembrar que por lá é inverno no período do nosso Carnaval. Fora tudo isso, tem o alto custo das passagens, e mesmo assim, nunca deixou de vir participar dos desfiles das escolas de samba, como destaque de carros alegóricos. Segundo Talita: “não existe dinheiro que pague a emoção e o prazer de vestir uma fantasia de destaque e desfilar triunfal em cima de uma alegoria”.

Em 2014, um amigo me indicou Talita para vir como destaque central do abre-alas da Acadêmicos do Cubango para o Carnaval do ano seguinte, cujo o meu enredo falava da Realeza Negra de Niterói. Precisava de alguém para fazer uma roupa deslumbrante e ela prontamente se prontificou. Não tinha nenhuma intimidade com ela, mas o seu respeito profissional, sua dedicação ao figurino e a posição que ela iria ocupar, foram aos poucos acalmando um coração desconfiado. Em suas vindas para o Brasil, sempre trazia sua filha Katarina, uma menina linda, que foi aprendendo com sua mãe o amor, a dedicação e todo glamour do que significa desfilar na Marquês de Sapucaí, nosso “Templo Sagrado”.

Foi assim que vi a linda menina se transformar em uma belíssima mulher. Começando a acompanhar sua mãe, desfilando em belos destaques, alguns dos quais tive o prazer de criar especialmente para ela, aos poucos fui percebendo que, ser destaque, no seu caso, era pouco. Nessas horas a sensibilidade e a experiência de ser carnavalesco que trabalha criando beleza, me fez perceber que estava diante de mim um lindo botão em flor e que logo, logo, iria se abrir em seu esplendor.

Há dois meses, tive uma especial e emocionante surpresa, já era sabedor que a Katarina iria ser a nova Rainha de Bateria da Lins Imperial para o Carnaval de 2023 na Sapucaí. A escola da Série Ouro desfila na segunda posição, na sexta-feira de Carnaval. Estava feliz e me alegrava que minhas previsões estavam se realizando, mas um telefonema diretamente das terras parisienses me deixou com a voz embargada e a emoção aflorada.

Vamos lá, os leitores que trabalham no Carnaval vão entender bem o que vou dizer, sou um tipo de profissional que estou sempre posicionado para fazer o meu melhor e ajudar a todos, mas sempre com o coração puro. Evito achar que alguém que já tenha trabalhado e/ou desfilado comigo, tenha algum tipo de gratidão pelo tratamento diferenciado e cuidadoso que acabo dando, pois para mim, isso é meu dever e obrigação pelo trabalho que realizo.

Um fato curioso da posição de carnavalesco são os altos e baixos que a própria vida nos prepara, faço um paralelo com a figura do rei, pois você é adorado um ano, mas se for substituído, a adoração muda, e a celebre frase se faz valer: “Rei morto, Rei posto”! Te amam e te esquecem… Por tudo isso, gosto muito dos envolvimentos emocionais, criando vínculos de amizade e lealdade, quem já trabalhou comigo, sabe muito bem o que estou falando. Mas voltemos ao telefonema.

Era uma ligação de Talita e Katarina para me comunicar oficialmente que ela seria a Rainha de Bateria. As parabenizei com felicidade pela conquista, mas a surpresa estava por vir, elas queriam que eu fosse a pessoa que a coroasse. Eu pedi para repetir, afinal, como assim, entre tantas personalidades badaladas, a exemplos de tantas rainhas midiáticas para fazer isso, e dessa forma, trazer os olhos da mídia para o evento, e elas escolhem um carnavalesco? Justificaram o convite lembrando aquilo que relatei acima, que o elo que nos une é de amizade. Agradeceram a consideração de sempre e principalmente, de eu nunca ter deixado de ser para elas, um bom amigo. Queriam saber se eu aceitaria, eu respondi: “Será uma honra!”.

Dessa forma convido a você leitor a vir participar na quadra da Lins Imperial, que fica situada na Rua Lins de Vasconcelos, 623, a partir das 13 horas, de uma tarde/noite que parece que vai ser muito animada. A coroação deverá ser depois das 18hs, mas antes disso, segundo as informações da assessoria da escola, começará com uma deliciosa feijoada, regado a muito samba e pagode, Djs, apresentação dos segmentos da escola e de um espetáculo intitulado: “O Musical” com Michael Dióliver e participação especial de Carlinhos do Salgueiro e, claro, o ápice da tarde/noite, será a coroação da nova Rainha de Bateria Katarina Harmony. Espero vê-los por lá, mas agora, vamos conhecer um pouco do enredo que a escola trará para a avenida? Afinal, aqui tudo acaba em samba e Carnaval!

O Carnaval para 2023 da Lins Imperial promete ser “tiro, porrada e bomba”, vão trazer uma releitura do enredo que a escola apresentou em 1990, criado na época pelo carnavalesco Sérgio Farias: “Madame Satã”. A história terá uma nova abordagem, contemporânea e em forma de manifesto, o que faz diferenciar totalmente do enredo apresentado em 1990. Seu título, idealizado pelos carnavalescos Ray Menezes e Eduardo Gonçalves, é: “Madame Satã, Resistir para Existir.”

A Lins Imperial contará a história de João Francisco dos Santos, nordestino, preto, homossexual, o “bicha malandro” que, durante a primeira metade do século XX, fez da Lapa o seu mundo. Veremos o Madame Satã sem freios, com verdades sem maquiagens, colocando abaixo todo tipo de preconceito, mostrando sem medos tudo aquilo que ele representou para sua época.

Aos leitores que tiverem o prazer de ler a sinopse, o texto é bem direto e já começa dizendo: “Satã, analfabeta, preta, nordestina e bicha é assunto, é burburinho, é discurso político, é tema de enredo de escola de samba no Carnaval. Ela não morreu, ela nunca vai morrer!”

Este enredo dá continuidade a proposta da agremiação em homenagear personalidades pretas, além é claro, de fazer parte da agenda de comemoração dos seus 60 anos, que serão comemorados em março.

Segundo a ideia dos seus carnavalescos, o que fundamenta todo esse trabalho é a necessidade de homenagear Madame Satã nos dias de hoje, afirmando a importância de todos que, assim como ele, não podem ser esquecidos e nem silenciados. O Carnaval é festa popular, criado pelo povo preto, pobre e favelado, se tornando o símbolo maior de brasilidade e da identidade nacional, sendo respeitado e admirado pelo mundo inteiro. Madame Satã merece ser estampada por todo lugar e, é claro, em especial, na Sapucaí. É preciso aplaudir, incansavelmente, essa Bicha que não tremeu no salto!

Amigos leitores, seguindo a linha de pensamento dos meus queridos Ray Menezes e Eduardo Gonçalves, digo a vocês, esse Carnaval vai ser babado! Um viva a nova soberana Katarina Harmony! Um viva para Mame Satã!

Jaime Cezário é arquiteto urbanista, carnavalesco, professor e pesquisador de Carnaval.

Começou sua carreira como carnavalesco no ano de 1993, no Engenho da Rainha. Atuou em diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, entre elas, a Estação Primeira de Mangueira, São Clemente, Caprichosos de Pilares, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Cubango, Leão de Nova Iguaçu e Unidos do Porto da Pedra. Fora do Rio, foi carnavalesco da Rouxinóis, da cidade de Uruguaiana, e União da Ilha da Magia, de Florianópolis.

Em 2007 e 2008 elaborou o trabalho de pesquisa que permitiu a declaração das escolas de samba que desfilam na cidade do Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural Carioca, junto da Prefeitura do Rio de Janeiro e do IRPH, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

Em 2013, a fantasia da ala das baianas – criada por Jaime para o Carnaval de 2012 para a Acadêmicos do Cubango –, entrou para o acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Iowa, no EUA.

Essa fantasia está exposta no setor dedicado as festas folclóricas da América Latina e representa o Carnaval das escolas de samba do Brasil. Esse feito fez de Jaime o primeiro carnavalesco a ter uma obra exposta em acervo permanente num museu internacional.

Crédito das fotos: divulgação
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal SRzd

Jaime Cezário

Share
Published by
Jaime Cezário
Tags: Colunistas - Carnaval do Riodestaque3-carnaval-rjJaime CezárioKatarina HarmonyLins Imperial

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

5 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

6 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

6 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

14 horas ago