Colunas

A triste estatística do abandono de cães e gatos, por Sidney Rezende

Cão é abandonado por tutor. Foto: Reprodução de vídeo

Cão é abandonado por tutor. Foto: Reprodução de vídeo

É curiosa a forma como nos vemos, bem diferente do que somos. Tem gente que chega ao cúmulo de nos separar entre “cidadãos de bem” e os “outros”. Ou dizer que somos “alegres”, “hospitaleiros”, “afetuosos”, “festeiros” e que a “empatia” é uma das nossas marcas. Seguramente milhões são mesmo, assim! Mas não nos imponha isto como unanimidade.

Estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que cerca de 30 milhões de animais são abandonados no Brasil, após maus-tratos, inclusive com requintes de crueldade, sendo aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Para cada cinco habitantes de grandes cidades há um cachorro. Desses, 10% são abandonados.

Cão é resgatado após ser abandonado por tutor. Foto: Reprodução
Cão é resgatado após ser abandonado por tutor. Foto: Reprodução

E não são somente os vira-latinhas que são deixados à sua própria sorte. Pit Bull, Chow Chow e Poodle são as três raças mais abandonadas no nosso país. A dor desses animais só não é maior porque entidades abnegadas, ONGs que lutam contra todo tipo de adversidade, tomaram à frente no resgate a estes bichos. Estes grupos protetores brasileiros conseguem dar sobrevida a quase 185 mil animais, 96% são cães e 4% são gatos.

Estudos indicam que 475 milhões de bichos silvestres morrem, por ano, nas estradas, sendo 17 mortes por segundo e 1,3 milhão por dia. De acordo com a legislação ambiental, o abandono de animais também é considerado maus-tratos.

Para aplacar o isolamento, durante a pandemia da Covid-19, aumentou a adoção de cachorros e gatos. Como a doença está controlada, uma parte dos tutores abandonaram seus animais nas ruas ou devolveram para abrigos.

É uma imagem muito triste, o cão correndo desesperado atrás do carro. É uma situação que vem se repetindo e é crime, precisa ser combatido e punido.

O que pouca gente sabe é que o abandono é uma forma de maus-tratos ao animal e, dessa forma, está enquadrado como um crime, de acordo com o Artigo 32 da Lei Federal nº 9605.

Esta semana, o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara do Rio de Janeiro, o vereador Luiz Ramos Filho, cujo gabinete recebe 300 denúncias de abandono de animais por mês, acionou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Ele recebeu o vídeo abaixo que flagrou um morador de Pedra de Guaratiba, zona oeste da cidade, em que mostra um cachorrinho correndo atrás do carro do tutor, que acabara de abandoná-lo. “É uma imagem muito triste, o cão correndo desesperado atrás do carro. É uma situação que vem se repetindo e é crime, precisa ser combatido e punido”, diz Ramos.

É crime abandonar cachorro?

Situação do animal

O SRzd recebeu informações da assessoria do vereador sobre o estado do cachorrinho abandonado. Ele estava muito assustado, mas os moradores conseguiram contê-lo e levá-lo para um terreno abandonado.
“Vou levá-lo para um lar temporário, onde será castrado, tratado, vacinado e depois vamos fazer uma campanha para que seja adotado”, disse Ramos Filho. “É preciso lembrar que abandonar animal é crime com pena de detenção entre dois e cinco anos”, frisa.

Comentários

 




    gl