Categories: BrasilColunasSidney Rezende

Intervenção federal na Segurança do DF foi um sucesso, por Sidney Rezende

Em sua mais recente entrevista de imprensa concedida, Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), escolhido como interventor pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Segurança Pública do Distrito Federal, esbanjou tiques nervosos.

A tensão sobrava nos ombros, nos cantos dos olhos e as piscadelas descoordenadas denunciavam o nervosismo justificável. Não é para menos! Jogaram no seu colo uma plantação de abacaxis, espinhentos e verdes, e galpões cheios de pepinos até o teto e disseram: “descasque isso aí”.

E ele os descascou com rara competência. Se ele confessar que dormiu mal nas últimas semanas ou que teve pesadelos constantes, ninguém haverá de discordar. Foi só pedreira, brother.

Durante a intervenção, Ricardo Cappelli foi hábil, inteligente, agregador e, com a autoridade necessária, ajudou a reorganizar a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

São 23 dias de fortes emoções para entrar para a história. O vandalismo praticado por golpistas no dia 8 de janeiro será sempre relembrado como página sombria em que as Forças de Segurança com atuação em Brasília demonstraram sua incompetência, inoperância, falta de respeito com a Constituição, insubordinação, corpo mole e despreparo.

E não só a PM do DF deu o péssimo exemplo para o país, mas as forças militares pagas para proteger os três poderes.

Durante a intervenção, Ricardo Cappelli foi hábil, inteligente, agregador e, com a autoridade necessária, ajudou a reorganizar a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

Ele fez bem em trocar comandos, prender os criminosos que estavam na Praça dos Três Poderes como exemplo e ir até o acampamento bolsonarista em frente ao QG do Exército em Brasília. Mesmo que o comandante do Exército, general Júlio Cesar de Arruda, tenha impedido a ação de desmonte que a PM sob determinação de Ricardo Cappelli pretendia fazer. Arruda foi demitido.

Alexandre de Moraes fez diferença

Foi fundamental para o sucesso o apoio do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do ministro do Supremo Alexandre de Moraes, que logo de cara determinou a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres e do ex-comandante da Polícia Militar (PMDF) Fábio Augusto Vieira, e procedeu o afastamento do governador Ibaneis Rocha.

O documento preparado pela equipe de Capelli identifica o foco de gestação golpista nos acampamentos montados por meses em frente ao QG, sem qualquer importunação dos militares, pelo contrário.

O relatório final do interventor também foi corajoso ao apontar as razões que facilitaram a ação dos extremistas. Será difícil o Exército não ser alcançado pela cadeia de responsabilidade que propiciou a terra arrasada nas instalações dos Poderes da República no fatídico dia 8 de janeiro.

O documento preparado pela equipe de Capelli identifica o foco de gestação golpista nos acampamentos montados por meses em frente ao QG, sem qualquer importunação dos militares, pelo contrário.

Embora tudo indique que quem vai mesmo se “ferrar” seja o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, que preferiu se retirar de férias ao invés de permanecer à frente na Secretaria de Segurança Pública, outros serão punidos. “Ele fez exonerações, trocas. Logo depois, ele viajou. O gabinete recebeu relatório de inteligência e não teve nenhum desdobramento”, disse Capelli. Vida que segue.

Sidney Rezende

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

Após invadir BBB 24, Gil do Vigor revela participante que mexe com ele

Gil do Vigor voltou ao BBB. Ele participou, nesta quarta-feira (27), do quadro "Vamo Invadir Sua Casa", apresentado por Marcos…

29 minutos ago
  • Brasil
  • Economia
  • Política

Governo prorroga Desenrola Brasil pela segunda vez; veja detalhes

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes.…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Raul Gil anuncia aposentadoria após 60 anos de carreira na TV

Com uma carreira de sucesso que contabiliza mais de 60 anos na televisão brasileira, Raul Gil decidiu se aposentar. A…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

‘O Circo místico das ilusões’ é o enredo da Dom Bosco para o Carnaval 2025

Definido o enredo da Dom Bosco de Itaquera pra a disputa do Grupo de Acesso 1 de São Paulo em…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Rivalidade entre Fernanda e Davi pode incendiar o BBB 24 nos próximos dias

O clima de tensão e estratégia no BBB 24 está prestes a se intensificar com o possível embate entre Fernanda…

3 horas ago
  • Brasil

Entenda o novo modelo de financiamento do Minha Casa Minha Vida

O Ministério das Cidades apresentou uma proposta de alteração na lei do novo Minha Casa, Minha Vida para permitir que…

3 horas ago