Categories: Sidney Rezende

Quem disse que o confronto político partidário não pode ser feito com dignidade?

Fui convidado para moderar um evento organizado pelo escritório Di Blasi Parente & Associados e o Instituto de Relações Governamentais (seção Rio de Janeiro) no auditório do Novotel, na Avenida Marechal Câmara. A boa surpresa foi o altíssimo nível  das discussões travadas entre Marcelo Trindade (Novo) e Tarcísio Motta (Psol).

Os eleitores dos dois candidatos presentes no encontro concordaram que há muito tempo não tinham exposições de ideias e diagnósticos sobre o estado do Rio de Janeiro tão lúcidas. A assessoria de imprensa do Novo chegou a publicar um texto que vai ao encontro desta constatação, inclusive por parte dos organizadores:

“Em tempos de radicalização política e intolerância, o debate entre um candidato liberal e um socialista tinha tudo para terminar em confronto. Não foi o que se viu na apresentação de propostas de Marcelo Trindade (Novo) e Tarcísio Motta (Psol) no evento “O Rio que você quer”. As visões diferentes, em muitos pontos até opostas, não impediram a realização de uma discussão civilizada e repleta de propostas. Elas foram apresentadas e debatidas a partir de um discurso em comum de valorização da ética e de críticas ao toma-lá-dá-cá nas relações entre os poderes Executivo e Legislativo no Estado do Rio de Janeiro. Outros candidatos convidados não compareceram ao debate, promovido hoje de manhã pelo escritório Di Blasi Parente e o Instituto de Relações Governamentais (seção Rio de Janeiro) no auditório do Novotel, na Avenida Marechal Câmara.

Trindade e Tarcísio debatem em alto nível confrontando ideias liberais e socialistas

Trindade reiterou sua postura de ser o único candidato favorável à venda da Cedae, prevista no Acordo de Recuperação Fiscal firmado entre o Estado e a União. Assim como Tarcísio, os três candidatos que lideram as pesquisas – Eduardo Paes, Romário e Anthony Garotinho – já se posicionaram contra a privatização, o que ameaça o acordo e pode deixar o Rio mais uma vez sem recursos para o pagamento do funcionalismo.

Outro ponto que deixou os dois debatedores em posições contrárias foi em relação à atuação da polícia nos territórios dominados pelo tráfico. Ambos concordaram que investir mais na investigação e tecnologia é importante para cortar o fornecimento de drogas e armas ao crime organizado e reduzir os confrontos armados, mas Trindade disse que “não é possível abrir mão dos enfrentamentos” porque a polícia precisa circular por todo território do estado e encontra bandidos fortemente armados em áreas que estão sob seu domínio.

Ao contrário do psolista, para quem a intervenção federal na segurança do Rio “ainda não tem resultados”, Trindade elogiou a iniciativa. “Acho que estão fazendo um bom trabalho. Fizeram compras muito importantes, e o próximo governador vai receber muitos equipamentos”.

Tarcísio Motta, Marcelo Trindade, Sidney Rezende. Foto: Divulgação

Não houve convergência, naturalmente, em relação ao tamanho do Estado. Trindade disse que é preciso superar uma contradição: querer um estado enorme e ao mesmo tempo recursos para administrá-lo, o que é impossível. É preciso, segundo ele, “reduzir o tamanho do Estado para focar a atividade em Segurança, Saúde, Educação e em qualidade de serviços públicos prestados pela iniciativa privada”.

– O caso da Segurança é exemplo clássico. Gastamos quase tudo em pessoal e não investimos em coisa nenhuma. Os próprios policiais militares hoje têm ciência de que precisam reformar sua previdência, seu plano de carreira. As promoções automáticas geraram o caos na administração das polícias no Rio. Aumentamos muito o gasto com pessoal, não temos dinheiro para fazer o resto e acabamos chegando na situação em que estamos.

Tarcísio ressaltou as diferenças entre as propostas, concordou que a promoção automática gerou um problema, mas esse foi “agravado pela ausência de concursos públicos” para a área de segurança. “A crise do estado é, sobretudo, de receita, e a lógica da austeridade só piorou a crise.” O caminho, segundo ele, é aumentar a receita com o aquecimento da economia.

Trindade disse que, para melhorar a polícia, o exemplo precisa vir de cima. “Se você tem um governador bandido, um secretário bandido, instabilidade no comando das polícias, não tem como fazer com que o planejamento funcione porque a tentação de fazer a coisa errada se impõe facilmente. Trindade disse que o plano de recuperação fiscal do Estado não proíbe contratações e que o Partido Novo nunca defendeu a redução das despesas públicas com Educação, Saúde e Segurança. Ao contrário, são essas áreas que precisam da atuação do estado.

– É para isso que queremos vender a Cedae, parar de fazer coisas que o Estado não sabe fazer. Esse dinheiro, retido pela burocracia, precisa chegar à população e permitir a contratação de policiais e o aumento do salário dos professores – concluiu Trindade”.

Encontro de candidatos ao Governo do Rio. Foto: Divulgaçãomore
Marcelo Trindade, Paulo Parente, Sidney Rezende e Tarcísio Motta. Foto: Divulgaçãomore
Gabriel Di Blasi e Paulo Parente. Foto: Divulgaçãomore
Gabriel Di Biasi, Marcelo Trindade, Paulo Parente e Tarcísio Motta. Foto: Divulgaçãomore
Paulo Parente, Marcelo Trindade, Tarcísio Motta, Gabriel Di Biasi e Sidney Rezende. Foto: Divulgaçãomore
Tarcísio Motta, Marcelo Trindade, Paulo Parente e Sidney Rezende. Foto: Divulgaçãomore
Sidney Rezende

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho: ‘Ludmilla não entende muito desse assunto de religiões africanas’

Martinho da Vila, do alto da sabedoria de seus 86, em entrevista à Veja: "Ludmilla não entende muito desse assunto…

14 horas ago
  • Carnaval/RJ

Diogo Nogueira é homenageado por Paolla Oliveira por aniversário com vídeo fofo

O amor é lindo. Para comemorar os 43 anos de Diogo Nogueira, a atriz Paolla Oliveira publicou um vídeo com…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da Liesa

Carnaval 2025: Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da…

16 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Mãe de Davi se filia a partido político

Política. Elisângela Brito, mãe de Davi, campeão do BBB 24, também está lucrando com a fama do filho. Ela se…

17 horas ago