Carnaval/RJ

Notícias atualizadas sobre o Carnaval do Rio de Janeiro.

Sambas preferidos do Grupo Especial do Rio 2022, por Cadu Zugliani

Samba da Beija-Flor foi um dos citados por Cadu Zugliani. Foto: Henrique Matos

Samba da Beija-Flor foi um dos citados por Cadu Zugliani. Foto: Henrique Matos

O jornalista e compositor Cadu Zugliani, em sua coluna no SRzd, opinou sobre os seus sambas de enredo prediletos das 12 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval 2022.

Os hinos foram escolhidos entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro de 2021. A definição aconteceu durante as gravações do programa “Seleção do Samba”, da TV Globo.

Com o adiamento da festa, os desfiles da primeira divisão do samba carioca neste ano estão previstos para os dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de abril, na Marquês de Sapucaí.

+ Confira a ordem dos desfiles

Confira abaixo a opinião de Cadu Zugliani:

Grande Rio – Compositores: Gustavo Clarão, Arlindinho Cruz, Jr. Fragga, Claudio Mattos, Thiago Meiners e Igor Leal.

Samba com variações melódicas bonitas e ousadas, versos fortes, refrões com pegada. A grande questão deste samba é a dificuldade da letra. Se a comunidade comprar na avenida, vai ser uma pancada!!
A repetição do Laroyê é espetacular, o bom uso dos pontos também ajudou demais na construção do samba.

Unidos do Viradouro – Compositores: Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Devid Gonçalves, Lucas Marques e Porkinho.

Confesso que o samba-carta demorou pra me conquistar, mas quando conquistou, sai de baixo!! Simples, melódico, uma delícia para cantar. A parte final é daquelas para a escola soltar o canto na Avenida.

“Amanheceu…na vida és tudo pra mim”

Óbvio que tenho que registrar a magistral gravação do Zé Paulo. Passei a ignorar algumas palavras que achava sem sentido e gratuitas por um contexto que se torna espetacular.

Beija-Flor – Compositores: J. Velloso, Léo do Piso, Beto Nega, Júlio Assis, Manolo e Diego Rosa.

A melodia do samba tem momentos muito bonitos mas este samba me ganhou pela letra, a melhor entre todos os sambas do Grupo Especial. Se o recado era para ser um tapa na cara, usaram uma bala de canhão. “Retirando o pensamento da entrada de serviço” é a frase do Carnaval!!

+ Ouça todos os sambas do Grupo Especial

Leia também:

+ Paes cita questão financeira ao adiar desfiles: ‘Decisão estratégica para preservar o Carnaval’

+ Quais os direitos dos funcionários durante os dias de Carnaval?

Comentários

 




    gl