Claudio Francioni. Foto: Nicolas Renato Photography

Claudio Francioni

Carioca, apaixonado por música. Em relação ao assunto, estuda, pesquisa e bisbilhota tudo que está ao seu alcance. Foi professor da Oficina de Ritmos do Núcleo de Cultura Popular da UERJ, diretor de bateria e é músico amador, já tendo participado de diversas bandas tocando contrabaixo, percussão ou cantando.

Rock in Rio 2019: quem vem?

Há um incômodo silêncio da organização do Rock in Rio sobre a edição do ano que vem. Por enquanto, Anitta é a única artista confirmada. Rumores citam Iron Maiden, Scorpions, Helloween e Muse como possíveis atrações. Caso sejam confirmados os nomes das duas primeiras bandas, teremos o retorno do “dia do metal”, como se convencionou chamar a noite do rock um pouco mais pesado, embora muita gente que tenha tocado nestes dias não façam exatamente um “metal”.

Caso se confirme, a imortal donzela de ferro fará sua quarta aparição no festival. Na primeira edição, em 1985, a turma de Harris fez um show antológico, que fazia parte da turnê do célebre álbum “Powerlsave”. Depois, em 2001, gravou aqui o álbum duplo “Rock in Rio”. Em 2013, fechou a última noite com outro fantástico show. Ou seja, a parceria banda/festival costuma funcionar bem.

A vinda do Scorpions seria um presentaço pra quem curtia a banda nos idos dos 80. A banda, que também tocou na primeira edição, passou por algumas mudanças, mas quem interessa ainda está lá: Klaus Meine, Rudolf Schenker e Matthias Jabs.

O Muse, que esteve na edição de 2013, está prestes a lançar seu oitavo álbum de estúdio e deve estar em turnê no ano que vem. Acho ótimo que venham novamente. Matt/Chris/Dom são garantia de momentos grandiosos no palco. O Helloween também esteve aqui em 2013, porém no Palco Sunset. Acredito que seja possível um upgrade pro Mundo, mas não como headliner.

O que parece certa é a alteração no mês de realização do Rock in Rio, conforme apuração do jornalista Lucio Ribeiro, do site PopLoad. Até 2017 realizado em setembro, o festival passaria para outubro no ano que vem.

Por enquanto ficamos com os rumores e torcemos por boas notícias. Dentro em breve, o silêncio será quebrado e finalmente a edição 2019 começará a tomar corpo.

Comentários

 




    gl