Quais as vantagens dos servidores já empossados em relação aos candidatos ainda sem a classificação em um concurso? (Parte 1)

Uma das perguntas que mais escuto é se os servidores concurseiros estão em vantagem, se comparados com aqueles que ainda estão tentando a primeira classificação em um concurso. De certa forma sim, o candidato servidor já passou por todo o processo de preparação até a primeira aprovação (posse). Sendo assim ele já conhece as suas fragilidades e qual a forma de estudo que oferece o maior desempenho para ele. O concurseiro que ainda não foi aprovado, está aprendendo a forma de estudar eficientemente.

Esse aprendizado demora um tempo e depende de humildade para reconhecer os erros e acertos para poder mudar sua estratégia de estudo. Quem já passou por isso, mesmo que tenha pouca lembrança do conteúdo, sabe como estudar de forma a ganhar um maior volume de conteúdo em um tempo mais curto. Essa aprendizagem individual de estudo consome um tempo considerável de preparação que o concurseiro servidor já sabe como funciona. O concurseiro servidor sai na frente por reduzir a perda de tempo.

O fato de já saber como funciona a Administração Pública na prática é um diferencial, pois tendem a ter mais conhecimentos de Direito Administrativo e Direito Constitucional, o conhecimento prático de direito administrativo e constitucional é superficial e específico para a atividade que o servidor exerce, se ele trabalha com licitação no serviço público, o conhecimento da Lei Nº. 8666 é profundo mas não necessariamente conhecerá todos os outros temas. A vantagem do concurseiro servidor é já ter estudado esses duas disciplinas a ponto de ter tido conhecimento suficiente para passar, mas agora, revisitando essas disciplinas,  precisará relembrar muitas coisas e aprofundar outras, já que as provas evoluem ao longo do tempo.

Quem fez uma prova de direito administrativo ou constitucional dez anos atrás, terá que atualizar e aprofundar o conteúdo focando nas provas mais modernas e com outra lógica de cobrança da banca. Não estou dizendo que o concurseiro servidor não leva vantagem, ele leva, mas essa vantagem não é suficiente para considerar o conteúdo dominado. Será necessário algum esforço para essa conquista, mesmo sendo disciplinas que o candidato convive dia a dia. A maior vantagem do concurseiro servidor é que este sabe como estudar de forma eficaz. Continua

Comentários




    gl