Categories: ColunasJosé Armando Vannucci

O que vale mais para uma novela? Público gostar ou a crítica amar?

A novela “Haja Coração” chega à sua reta final como um bom exemplo de que sempre é possível contar uma nova história a partir de sucessos do passado.

A trama da “Rede Globo” escrita por Daniel Ortiz resgatou personagens marcantes da obra de Silvio de Abreu e deu uma roupagem nova a cada uma delas, trazendo para os dias atuais criações com mais de 25 anos.

Tancinha, imortalizada por Claudia Raia em 1987, voltou com Mariana Ximenez para garantir o humor em “Haja Coração” e Fedora ganhou um ar moderno com as redes sociais.

O grande destaque ficou mesmo para o romance de Shirlei e Felipe. A menina pobre e manca conquistou o coração do rapaz rico e bonito. Engana-se quem acha que Daniel Ortiz perdeu a mão ao deixar um casal secundário roubar a cena em sua novela.

Os coadjuvantes também são necessários e se crescem é porque foram bem construídos. Em nenhum momento Shirlei e Felipe tiveram mais importância do que Tancinha, Apolo ou Beto. O triângulo principal fez sua parte, assim como os dois personagens que viveram um romance bem conto de fadas. Se tudo funcionou, melhor.

“Haja Coração” cumpriu sua função de levar uma boa história ao telespectador. O humor e romance atenderam completamente às necessidades de quem acompanhou seus capítulos e buscava um entretenimento leve para o início da noite. É isso o que basta para ser sucesso e atingir bons índices de audiência.

Os números provam que, mais do que agradar aos críticos que insistem que os folhetins precisam mudar, novela tem que seguir seu formato e ser interessante para todas as gerações.

Os levantamentos mostram que os jovens se viram na história, assim como os mais velhos acostumados com a estrutura mais tradicional.

E lá se vai mais uma novela.

José Armando Vannucci

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos

40 mil pessoas comparecem a Futebol Solidário

Solidariedade. Uma seleção de celebridades participou do Futebol Solidário neste domingo (26), no Maracanã, para arrecadar doações para os moradores atingidos…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Mundo Zira: Exposição de Ziraldo no CCBB prorrogada até 3 de junho

A exposição Mundo Zira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), prevista para encerrar na próxima segunda-feira (27), foi prorrogada até…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 revela reformulação após repetir erro por três desfiles seguidos

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 neste ano, a escola de samba Camisa 12 não quer repetir mais os…

6 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Miss Buenos Aires, de 60 anos, fica sem a coroa do Miss Universo

A miss Buenos Aires 2024, Alejandra Marisa Rodríguez, de 60 anos, que despertou a curiosidade do mundo ao chegar à final…

6 horas ago
  • Brasil
  • Política

STF prorroga cotas raciais em concursos públicos até nova votação da lei

O ministro Flavio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu neste domingo (26) uma liminar que prorroga a validade das…

8 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Eduardo Dussek emociona público em homenagem a Ney Matogrosso

Música. A participação do cantor e compositor Eduardo Dussek nesse sábado (25) no programa Altas Horas, da TV Globo, apresentado por…

8 horas ago