Nyldo Moreira

Jornalista, especializado em cultura e economia. Ator e autor de peças de teatro. Apresentou-se cantando ao lado de artistas, mas não leva isso muito a sério. Pratica a paixão pela música em forma de textos e críticas. Como diretor, esteve a frente de dois curtas, um deles que conta a vida no teatro.

Guilherme Uzeda leva para o teatro a cômica Tia, do Mulheres

Guilherme Uzeda é a Tia no teatro e na TV

Guilherme Uzeda é a Tia no teatro e na TV

Com a mão levíssima, Guilherme Uzeda traz para o teatro uma personagem muito próxima de todos nós, a Tia. Quem não tem uma tia, não é mesmo? Seja, por consideração ou laço sanguíneo. Muitas dessas tias são irreverentes, caricatas, bem humoradas e cheias de jargões que dariam um bom texto teatral. Foi isso que o Guilherme fez, preencheu o palco do Teatro West Plaza, em São Paulo, com um texto leve, engraçado, na medida certa e de imediata identificação com o público. A “Tia é um Show” mesmo!

 

O desafio de conviver artisticamente com um personagem é grande, no caso de Guilherme Uzeda é ainda maior, uma vez que a Tia é contratada fixa do programa Mulheres, na TV Gazeta. O desafio é justamente conquistar o público com um mesmo personagem e não fazê-lo desgastar sua imagem. O desgaste de um personagem pode destruí-lo definitivamente. Mas, a Tia está longe desse perigo. A personagem de Guilherme permeia por inúmeros assuntos e abre mão de palavrões, por exemplo, que poderiam segmentar demais o seu público.

 

Na peça, a Tia interage muito com o público e é nesse campo que extraí um material espetacular para o texto. O faro de atores como o Guilherme é quase que premonitório, já que encontram sempre um bom coadjuvante natural da plateia.

 

A Tia é uma senhora a moda antiga, que preserva na memória justamente todos aqueles hábitos que são parte dos almoços de domingo em família. Os comerciais, ou “reclames” antigos também estão na peça e são feitos em forma de merchandising, como em programas vespertinos da TV. Ela também lê algumas cartas de espectadores e responde com seu peculiar modo de aconselhar. O ilusionista Ossamá Sato, que tem um bom humor incrível, faz uma participação especial e entretém o público em uma considerável e precisa fatia do espetáculo.

 

Utilizando o próprio corpo e caretas pra lá de engraçadas, Guilherme caracteriza a Tia como uma senhora espontânea e divide o texto com esse nível elevado de teatro, o teatro físico.

 

“A Tia é um Show” está em cartaz no Teatro West Plaza, no Shopping West Plaza, em São Paulo. A temporada ainda garante os dois próximos sábados de Abril, às 21h.

 

Importante ressaltar, o teatro é um primor e novíssimo. São duas salas que destacam os nomes de Nicette Bruno e Laura Cardoso, homenagens merecidíssimas. Um alento a abertura de novos espaços teatrais, num tempo em que muitos locais estão fechando!

Comentários

 




    gl