Carnaval/RJ

Notícias atualizadas sobre o Carnaval do Rio de Janeiro.

Caminhos para o Carnaval carioca sair da crise, por Marcio Moura

Apontar novos caminhos para os desfiles das escolas de samba na Marques de Sapucaí parece, ao primeiro olhar, uma tarefa complicada. Mas se avaliarmos bem, tudo passa por uma simples fórmula: gestão + transparência = credibilidade.

Sim! Não adianta só lamentar a verba perdida. Não adianta mostrar ao prefeito todo o lucro que a festa rende aos cofres públicos. Isso ele já sabe! Ele simplesmente não se importa. Isso é fato! O importante é que precisamos de gestão. Entender uma escola de samba como uma empresa, e nosso Carnaval como produto.

Reavaliar nossos orçamentos que por vezes são três vezes maiores do que a mesma função realizada em outros projetos. Valorizar e fomentar iniciativas que reaproximem os foliões que se afastaram e despertar o interesse de uma nova geração. Sim! Falta renovação. E se depois dessas mudanças tivermos transparência nas contas, nos projetos, teremos credibilidade para trazer investidores. E com investimento, novos rumos podem ser tomados.

Antes que perguntem: sou a favor do investimento público, sim. Mas não sou a favor do paternalismo. Que a prefeitura seja parceira como qualquer outra empresa privada. Sei que grande parte da população hoje se coloca contrária ao investimento público no Carnaval. Muito disso pelo momento assombroso que vivemos no nosso estado: hospitais sucateados, médicos e professores sem salários. Mas sejamos coerentes: alguém sentiu a melhoria na nossa cidade com o ‘investimento’ dos 12 milhões tirados do Carnaval e direcionados para a gestão publica? Claro que não! E não seria mais incrível ainda que os lucros da festa também fossem investidos em melhorias? Pois é…

Lamentamos hoje um gestor que não consegue distanciamento das crenças individuais para ter um olhar econômico para a festa. Sigamos! Momento crucial para transformação. Minha avó sempre dizia que prosperidade só entra em casa limpa. Chegou o momento de limparmos a nossa!

Comentários

 




    gl