Categories: Carnaval/RJColunasEliane Santos de Souza

Sapateado do Samba: Os 70 anos de Beto Machado

O Coletivo Sapateado do Samba orgulhosamente parabeniza os 70 anos de vida, arte e samba do querido e amplamente respeitado, Beto Machado, o Pavarotti do Samba!

Roberto Cândido Machado, o Beto Machado no universo cultural, é um artista residente do bairro que tem proporções de cidade: Campo Grande. Afilhado de outro grandioso artista residente do mesmo bairro, Zeca do Trombone, atuou em importantes espaços e terreiros de cultura na cidade do Rio de Janeiro: Imperatriz Leopoldinense, Lapa, Pedra do sal e maximamente no bairro de Campo Grande, entre muitos outros espaços artísticos culturais.

Sambista de fato, da cabeça aos pés, é também reconhecido em sua comunidade sambística como um alto partido, um partido alto na arte do samba e da cultura de um modo geral. Afinal, além de sambista, o cantor de voz melódica e muito bela que, faz lembrar tempos áureos da identidade musical de nosso país, é além de tudo isso, um contista, cronista, poeta, cantor, compositor… e para esse projeto que observa uma pisada percussiva genuína brasileira, Beto Machado, é especialmente um SAPATEADOR DO SAMBA!

Gratidão, querido Beto Machado, pela generosidade e torcida por esse coletivo… E para quem deseja conhecer um pouco mais do Beto, suas obras, dos contos aos CDs, vale fazer contato com esse considerado Poeta também do movimento dançado: @betomachado.samba65

Texto: @munique_mattos, extraído de entrevista exclusiva com Beto Machado para este projeto.

Sobre a autora

MUNIQUE MATTOS: Artista cênica do som, da poesia e do movimento. Bailarina/pesquisadora, integrou diversos grupos e Cias de Dança e atualmente integra o COLETIVO SAPATEADO DO SAMBA além do Movimento de Compositores Samba na Fonte e do Ponto de Cultura “Tá Pirando Pirado Pirou”, espaços onde produz, apresenta próprios Sambas, oficinas, textos e performances com a música corporal tendo enfoque no Sapateado do Samba. A Música Corporal, primeiramente uma brincadeira da infância em Campo Grande-RJ, torna-se posteriormente seu objeto de pesquisa artística e pedagógica, sendo o Sapateado do Samba hoje, sua música corporal de maior atuação e interesse pela possibilidade de atuar praticamente e vislumbrar reflexões sobre a diversidade e a paz.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Evento com 32 escolas de samba de SP vai arrecadar doações para gaúchos

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza no próximo dia 18 de maio (sábado), a partir…

2 semanas ago
  • São Paulo

Com Abel e Endrick, Palmeiras anuncia doação da renda de jogo para o RS: ‘Todos somos um’

Com Abel e Endrick, Palmeiras anuncia doação da renda de jogo para o RS: 'Todos somos um'. Clube paulista postou vídeo…

2 semanas ago
  • Brasil

Vídeos mostram jacaré em rua alagada e cavalo ilhado em telhado no Sul

Com a cheia do Lago Guaíba por bairros de Porto Alegre, cenas incomuns têm sido registradas em vídeos. Uma delas,…

2 semanas ago
  • Carnaval

Arlindo Cruz recebe alta; Babi atualiza estado de saúde do cantor

Boa notícia. Internado no dia 21 de abril para o tratamento de uma infecção respiratória, Arlindo Cruz recebeu alta. Ele…

2 semanas ago
  • Carnaval/SP

Presidente e carnavalesco da Nenê projetam desfile para o Carnaval 2025

A Nenê de Vila Matilde realiza, na noite desta quarta-feira (8), a explanação e entrega da sinopse do enredo “Um quê…

2 semanas ago
  • Brasil

Presidente de clube é contra parar Brasileirão: ‘Ficar sofrendo e chorando?’

Presidente do Atlético-GO, Adson Batista afirmou ser solidário às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, mas rechaçou a…

2 semanas ago