Carnaval/RJ

O Sonho do Beija-Flor, por Eliane Santos de Souza

Casal de mestre-sala e porta-bandeira mirim do projeto. Foto: Divulgação

O ‘Sonho do Beija-Flor’ é um projeto da Beija-Flor de Nilópolis, que desde junho de 2006 oferece diversas atividades educacionais, esportivas, recreativas, culturais e artísticas a crianças, jovens e adultos. E dentre as oficinas nele realizadas, algumas são destinadas à formação de novos talentos para o Carnaval e preservação da cultura do samba, tais como: a preparação de casais mirins de mestre-sala e porta-bandeira, e de passistas e ritmistas mirins.

As atividades de dança do projeto são realizadas há 13 anos sob a coordenação de Selma Rocha – a porta-bandeira Selminha Sorriso – que tem a responsabilidade de turbinar a postura e ensinar os movimentos, passos e gestos de modalidades de dança do samba às crianças e aos adolescentes, que comparecem aos sábados às aulas, sempre acompanhadas por suas mães ou avós.

Selminha Sorriso ensina postura às crianças. Foto: Divulgação

Este ano, tem novidade no projeto: as responsáveis pelos alunos das oficinas de dança, ficavam algumas horas aguardando seus pimpolhos. Elas passavam o tempo conversando, e então surgiu a ideia de criar uma atividade para elas, e assim foi pensada a oficina de ‘Samba no Pé’, cujas aulas serão ministradas por Aline Silva, diretora da ala de passistas da agremiação, em parceria com Selminha Sorriso, que assumiu a tarefa de trabalhar a atitude corporal, a apresentação pessoal e a expressão das dançarinas. Sim, ela vai cuidar da postura. Segundo a porta-bandeira, a ideia de se criar esta modalidade de aulas foi de uma avó. Selminha aprovou a solicitação que classificou de extrema importância, por considerar que a dança traz vida, renovação, revigora e possibilita a inclusão social e a elevação da auto-estima.

As inscrições, para frequentar o curso, foram abertas no sábado, dia 4 de maio, e as matrículas servem para a consolidar o compromisso de frequência e dedicação à atividade.

Samba no Pé é a nova oficina no projeto Sonho do Beija-Flor. Foto: Divulgação

Comentários




    gl