Carnaval/RJ

Notícias atualizadas sobre o Carnaval do Rio de Janeiro.

Jornada ‘Acadêmicas dos Sambas’ reúne mulheres negras em curso sobre cultura e Carnaval

Helena Theodoro. Foto: Divulgação.

Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, o coletivo de pesquisadoras negras Acadêmicas dos Sambas realiza a I Jornada de Aulas on-line de 7 a 11 de dezembro de 2020, via plataforma Sympla.

+ Inscreva-se aqui

As inscrições vão de 10 de novembro até 7 de dezembro. Os interessados pagam uma taxa e podem assistir a todas as aulas por R$ 90,00 (inteira) e R$ 50,00 (estudantes). Há bolsas integrais (limitadas), que devem ser solicitadas no ato da inscrição e serão liberadas mediante disponibilidade de vagas.

A ideia do encontro é celebrar os saberes produzidos por intelectuais negras, que são versadas no conhecimento das culturas dos sambas, do Carnaval e das manifestações culturais em roda. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 19h às 21h, de forma virtual.

A pesquisadora Helena Theodoro abre a jornada, na segunda (7/12) com uma aula magna; na terça (8/12), a pesquisadora Núbia Regina Moreira dará sequência ao curso; na quarta (9/12), é a vez das acadêmicas Eliane Santos Souza e Maitê Freitas; na quinta (10/12), Luz Borges e Fabiana Marques; e encerram, na sexta (11/12), essa primeira jornada, as pesquisadoras Cláudia Alexandre e Juliana Barbosa. Ao longo do curso, as ministrantes das aulas abordam temas desenvolvidos em suas pesquisas e atuação acadêmica e cultural.

A jornada nasce do desejo de criar redes a fim de fomentar o campo da história social do samba a partir de olhares negros femininos. Uma jornada protagonizada por pesquisadoras negras que em seu ofício acadêmico desenvolvem pesquisas e ações que refletem as culturas e tradições dos sambas em diferentes áreas dos saberes.

O coletivo Acadêmicas dos Sambas foi criado em 2019, e reúne mais de vinte pesquisadoras negras de diferentes cidades e universidades. As Acadêmicas dos Sambas trazem a inquietação de contar as histórias e memórias dos sambas e dos carnavais a partir de suas pesquisas acadêmicas.

Comentários

 




    gl