Colunas

A hora dessa Pretaria mostrar seu valor

Pretaria. Foto: Reprodução

Está no ar, na internet, o Projeto Pretaria BlackBooks, o primeiro clube literário do Brasil especializado em literatura voltada para a promoção da igualdade racial e a superação do racismo através da formação antirracista.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.” (Nelson Mandela)

A Pretaria é um Grupo Editorial especializado em literatura antirracista voltada para a valorização da literatura afro-brasileira e da diáspora africana, através do incentivo à leitura e a capacitação dos leitores nas temáticas das relações étnico-raciais com foco na superação do racismo e discriminação em razão de raça/cor/etnia/religião/gênero ou origem.

O Grupo Editorial Pretaria surgiu em 25 de julho de 2015 – o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha -, quando um grupo de pesquisadoras negras (graduadas, mestrandas e doutorandas), se uniu para desenvolver projetos colaborativos que contribuem para a eliminação de preconceitos raciais e promoção de uma sociedade mais justa por meio da literatura. Possibilitando à população brasileira o reconhecimento das suas origens africanas e ameríndias, assim como à valorização de suas histórias e memórias culturais.

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” (Angela Davis)

O Pretaria é um clube por assinatura. Ao se cadastrar o assinante recebe mensalmente um Kit contendo indicações literárias com foco numa formação antirracista e livre de preconceitos. No kit, vem um livro (edição mensal do selo BlackBooks), além de dicas literárias surpresas do Grupo Editorial e de um brinde especial. Todos os meses o grupo editorial vai convidar intelectuais de diversas áreas a indicar obras consideradas fundamentais para o clube. O público alvo são todas as pessoas que acreditam numa educação inclusiva e na formação antirracista como ferramenta de transformação social.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela)

Quem desejar mais informações, deve acessar o site http://www.Pretaria.com.br, para saber como participar da campanha de arrecadação de recursos para levar o projeto adiante.

O Pretaria conta ainda com as seguintes plataformas:

Instagram: https://www.instagram.com/pretaria.books/

Facebook: https://www.facebook.com/Pretariablackbooks/

E-mail: [email protected]

Comentários

 




    gl