Crítica: Judas Priest, Alice in Chains e Black Star Riders

Judas Priest. Foto: Juliana Dias/SRzd

Judas Priest. Foto: Juliana Dias/SRzd

Hard rock, grunge e heavy metal são apenas três dos filhotes gerados pelo amado e quase setentão rock’n’roll. Quem tem dificuldade de identificar os gêneros, perdeu (ou não) uma ótima chance de assistir a uma aulinha no último domingo (11) no Km de Vantagens Hall, no Rio de Janeiro. Em turnê conjunta, Black Star Riders, Alice in Chains e Judas Priest, respectivamente representantes das três linhagens citadas acima, arrastaram uma boa rapaziada vestida de preto e, certamente, ninguém saiu arrependido.

Abrindo a noite dois minutos antes do estipulado e ainda com o público a meia bomba, o Black Star Riders – que na verdade é um puxadinho do Thin Lizzy – surpreendeu a muita gente, inclusive a mim. Aquele hard rock puro, típico dos anos 70 e que influenciou muita gente grande nos 80. Com três álbuns lançados pela banda, o curto setlist deu preferência ao primeiro e ao último trabalho. Do segundo disco, apenas a faixa título, “The Killer Instinct”. Rolaram também dois clássicos do Thin Lizzy, onde ainda batem ponto os guitarristas Scott Gorham e Damon Johnson e o cantor Ricky Warwick: “Jailbreak” e “The Boys Are Back in Town”. Em pouco menos de 50 minutos no palco, o Black Star conquistou novos fãs na noite de domingo.

Black Star Rider. Foto: Juliana Dias/SRzd
Black Star Rider. Foto: Juliana Dias/SRzd

Segunda atração da noite, o Alice in Chains, uma das remanescentes do movimento surgido em Seattle no início dos 90, voltou ao Rio cinco anos depois de sua aparição no Rock in Rio. Guitarras sujas, riffs abusando dos graves e vocais angustiados. Eis o grunge. O cantor William DuVall confirmou a ótima escolha para substituir Laney Staley, falecido em 2002. Jerry Cantrell permanece liderando o quarteto despejando muito peso em sua guitarra. Mesmo com um novo álbum lançado esse ano – “Rainier Fog” – a maioria das canções executadas saíram dos dois primeiros álbuns, “Facelift”, de 1990, e “Dirt”, de 1992. O clássico “Man in the Box” botou toda a rapaziada pra cantar o riff da introdução.

Após uma parte do público ter ido embora, a atração principal subiu ao palco ao som de “War Pigs”, do Black Sabbath. O Judas é um dos maiores expoentes do heavy metal mundial. Com 67 anos nas costas, Rob Halford mantém sua gritaria afiada e do alto de seu pedestal comanda a banda durante uma hora e meia. Com a estrutura do palco montada para eles – Black Rider e Alice utilizaram um espaço reduzido – o show faz parte da turnê de lançamento do álbum “Firepower”. A canção título, inclusive, abre os trabalhos, A segunda canção destaca um hiato de 40 anos para a primeira, escancarando logo de cara a longevidade da banda. “Running Wild” foi gravada no disco “Killing Machine”, de 1978. Mas a noite reservava coisa ainda mais antiga para presentear os fãs: “The Ripper”, de 1976. Outro momento curtido pela rapaziada foi a homenagem a Ayrton Senna no telão ao som de “Freewheel Biurning”. A reta final da apresentação trouxe os clássicos “Painkiller”, “Electric Eye”, “Breaking the Law” e “Living After Midnight”. Tudo em um som muito alto. Bem mais alto do que as bandas anteriores, que já estavam bem exageradas. Afinal, é assim que se ouve um bom metal.

Black Star Riders

  1. Bloodshot
  2. All Hell Breaks Loose
  3. Jailbreak
  4. The Killer Instinct
  5. Heavy Fire
  6. Before the War
  7. When the Night Comes In
  8. The Boys Are Back in Town
  9. Kingdom of the Lost
  10. Bound for Glory

Alice in Chains

  1. Check My Brain
  2. Again
  3. Never Fade
  4. Them Bones
  5. Dam That River
  6. Hollow
  7. Nutshell
  8. No Excuses
  9. We Die Young
  10. Stone
  11. It Ain’t Like That
  12. Man in the Box
  13. The One You Know
  14. Would?
  15. Rooster

Judas Priest

  1. Firepower
  2. Running Wild
  3. Grinder
  4. Sinner
  5. The Ripper
  6. Lightning Strike
  7. Desert Plains
  8. No Surrender
  9. Turbo Lover
  10. The Green Manalishi (With the Two Prong Crown)
  11. Night Comes Down
  12. Guardians
  13. Rising From Ruins
  14. Freewheel Burning
  15. You’ve Got Another Thing Comin’
  16. Hell Bent for Leather
  17. Painkiller
  18. Electric Eye
  19. Breaking the Law
  20. Living After Midnight

Veja galeria de fotos dos shows:

Comentários

 




    gl