Abre-alas, 80 anos de Martinho da Vila!

Foto: Divulgação

Um dos grandes artistas do samba de todos os tempos completará 80 anos de idade em fevereiro de 2018. Martinho da Vila, que não é somente do samba, mas da literatura e da cultura brasileira, começou seus passos na música profissional durante a década de 1960. Desde então, seja nos sambas de enredo da sua Unidos de Vila Isabel, ou no mundo do samba das rádios, shows e demais mídias, traçou uma carreira sólida de inúmeros sucessos e de contribuição efetiva para a música do nosso país. Martinho compôs sambas de variados estilos, choros, toadas, cocos, folias, calangos, lundus, fados e outras canções em diferentes ritmos africanos.

A largada para as comemorações do Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro começará nesta terça-feira, 3/10, na Lapa, quando da inauguração de uma roda de samba com o repertório formado por sua obra. O projeto é comandado por frutos do Ferreira, seus netos Raoni Ventapane e Dandara Ventapane. Os dois artistas já caminham fortes no campo profissional da música e do carnaval.

Raoni deu seus primeiros passos musicais na bateria do mestre Trambique na Herdeiros da Vila, escola mirim da Unidos de Vila Isabel,  e hoje é ritmista e compositor da escola. Foi fundador do grupo DNA do Samba, onde se apresentou com grandes nomes como, Dona Ivone Lara, Nélson Sargento e Nei lopes. Acompanha seu avô pelos palcos desde 2008 e durante 3 anos acompanhou sua tia, Mart’nália, tocando percussão. Raoni também é figura marcada nas disputas de samba-enredo na Vila e no Acadêmicos do Salgueiro.  Dandara Ventapane começou também na Vila Isabel e atualmente é Porta-Bandeira da União da Ilha do Governador. Formada em Dança, acompanhou a tia Mart’nália pelos palcos durante 7 anos fazendo backing vocal e participou de importantes festivais de música, como o Back to Black. Hoje trabalha como dançarina e backing-vocal da cantora Lucy Alves.

O projeto não poderia ter melhor nome: CANTA, CANTA, MINHA GENTE! Acontecerá quinzenalmente, a partir desta terça, 3 de outubro, na Lapa, coração da boemia carioca. No primeiro set de cada apresentação, Raoni e Dandara revisitarão uma década específica dos álbuns de Martinho da Vila, suas composições e suas gravações de músicas de outros artistas. Já o segundo set será dedicado aos grandes sucessos do cantor, sempre com a presença convidados especiais da família ou de artistas que em algum momento tiveram seus trabalhos influenciados pelo Da Vila. O evento também contará com uma exposição de capas dos discos de Martinho da Vila e serão contadas histórias curiosas de sua vida. Na direção do projeto estão os filhos Martinho Filho e Analimar Ventapane, mãe de Raoni e Dandara.

Nesta primeira edição do projeto, Analimar Ventapane será uma das cantoras convidadas, junto com Ana Costa. Duas craques do nosso samba. Na banda, ao lado de Raoni e Dandara, teremos Guilherme Salgueiro (Cavaquinho), Alla Paulon (Violão), Claudio Brito (Surdo) e outro neto de Martinho, Guido Ventapane (Tantan).

Recomendo com todas as letras, sons e sentimentos! Salve Martinho da Vila!

Serviço:

Roda de Samba: Canta, canta, minha gente!

Local: Baródromo – Rua do Lavradio, 163 – Lapa – RJ

Dia 3/10 – Terça-Feira – 20 horas

Entrada: R$ 20

Classificação etária: 18 anos

Informações: (21) 2504-5754

 

Ô sorte!

Facebook: Carlos Fernando Cunha

Twitter: @CarlosFCunha

Instagram: carlosfernandocunha

Site: www.carlosfernandocunha.com.br

Comentários

 




    gl