Clarimundo Flôres. Foto: Nicolas Renato Photography

Clarimundo Flôres

Carioca, formado em jornalismo e profundo apreciador de cerveja. Dedicou quase seus cerca de 20 anos de profissão atuando, essencialmente, nas áreas de economia e política, mas também com passagens pelo meio ambiente e de hotéis, restaurantes e gastronomia.

Batom na Caneca volta buscando superar desgaste inicial

Evento volta tentando melhorar imagem desgastada

Voltado essencialmente ao público feminino, o evento cervejeiro Batom na Caneca circulará por algumas cidades em 2019 a começar por Niterói, Caminho Niemeyer, de 17 a 19 de maio. Estão programados shows, gastronomia, stand up comedy, performances artísticas e circenses, encontro de DJs, aulas, workshops, palestras sobre cervejas, moda, exposição fotográfica, grafite, um culto ao sagrado feminino e claro cervejas, muitas cervejas.  Todo casting de artistas será encabeçado por mulheres, assim como as palestras,workshops sobre cervejas e outros temas também terão especialistas femininas à frente

O projeto nasceu de uma confraria carioca de mulheres cervejeiras, que se reuniam para tomar cerveja e papear, desde 2015. Em seu primeiro evento, realizado em 2015, no Parque das Ruínas, as organizadoras enfrentaram alguns problemas. O pior deles foi a caneca, item obrigatório para o consumo das cervejas expostas, vendido por R$ 10. Ela era milimetrada supostamente para garantir que o consumidor estava levando o quanto pagou em ml. Porém, o copo mentia na medida. Em vez dos prometidos 500ml, era na verdade  de 350ml.

A produção teve de compensar os frequentadores com três garrafas de 600 ml da marca Therezopolis. Apesar da boa iniciativa dos produtores, o projeto, que previa até o lançamento de uma cerveja própria, teve de rever seu planejamento e praticamente começar do zero. Agora, as organizadoras prometem utilizar a caneca no formato de comodato. O visitante pega sua caneca na entrada ou com expositores a R$10 e devolve na saída.  Caso não queira levar o souvenir para casa, recebe de volta o valor integral.

Ao todo serão 15 cervejarias e quase 70 tipos de chope artesanal para quem gosta de apreciar e conhecer novos sabores. Dentre as confirmadas estão Therezópolis, Alpendorf, Sapucai, Mistura Clássica, Icarahy, Golem, Imperatriz, Criatura Craft Beer, entre outras.

Há também uma parceria com a Degusta Turismo. A empresa é especializada em roteiros gastronômicos pelo mundo e preparou um tour especial para as mulheres que gostam de cerveja e chocolate pela Bélgica. A iniciativa será lançada no evento em Niterói, com vagas limitadíssimas.

A ONG Amor em Mechas terá um stand fazendo cortes e captando mechas para as perucas que distribui para mulheres que perderam suas madeixas com o tratamento de câncer. O evento estará recebendo doações de alimentos não perecíveis para o banco de alimento da cidade de Niterói, assim como os resíduos de óleo produzidos pelos food trucks serão recolhidos pelo Instituto Libertas.

Entre os shows já confirmados estão as bandas B-side Rockers (sexta), Bandanna Blues e Tacy de Campos com o show Relicário da Cássia Eller (sábado) e Blody Mary (domingo), no palco principal, além do encontro das DJs.

No palco alternativo estarão se apresentando artistas mulheres em diversas manifestações culturais e performáticas, como dança, poesia, malabares, contorcionismo e outras durante todo o evento.

As confrarias Lupulize (Niterói) e Mulheres Cervejeiras Gonçalenses são responsáveis pela programação do auditório e também estarão realizando um tour pelo evento com grupos para uma degustação guiada nas cervejarias participantes. Oportunidade de mergulhar mais ainda no universo cervejeiro.

Um dos pontos altos do evento com certeza, serão as meninas do Fantástico Mundo que estarão realizando uma performance com fitas na estrutura montada de frente para a Baía de Guanabara a oito metros de altura.

Batom na caneca

Datas: De 17 a 19 de maio (sexta das 17h às 01h, sábado das 14h às 01 e domingo das 14h às 00h)

Entrada Franca (levar um kilo de alimento não perecível para o banco de alimentos da cidade)

Local: Caminho Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, S/N, Centro – Niterói)

 

 

Informações:

Facebook – @confrariabatomnacaneca

Instagram – @batomnacaneca

WWW.batomnacaneca.com.br

Press

Monique Santos / Solanges

Tel.: (21) 97228-9657 / (21) 98036-3067

[email protected]

PROGRAMAÇÃO

17 SEXTA-FEIRA

17HÀS 24H EXPOSIÇÃO  GRAVURAS LORENA  SANKOVA, FOTOGRAFIA  CHRISCE- HIBRIDA/  ANDREA PAULA GRAFITE
17H ÀS 24H      DJ TATA OGAN
 

 D18h  às 19h 

TECIDO  COM GRUPO DE MULHERES  DO FANTÁSTICO MUNDO
18H30MIN   INTERVENÇÃO POÉTICA DO GRUPO  QUINTAL DOS POETAS
19H15 TECIDO COM GRUPO DE MULHERES  DO  FANTÁSTICO MUNDO
2OH às 21h   SHOW DA CANTORA AMANDA CHAVES
21H15   INTERVENÇÃO POÉTICA COM GRUPO QUINTAL  DOS POETAS
22HÀS 23H30 SHOW BANDA BSIDE – ROCK

DIA 18 SÁBADO

14h às 24h        EXPOSIÇÃO  GRAVURAS LORENA  SANKOVA, FOTOGRAFIA  CHRISCE- HIBRIDA/  ANDREA PAULA GRAFITE
14h ás 24H DJ  RAFA CANHOLATO
15h às 1530 DANÇARINAS  DO VENTRE PRISCYLLA E ESTHER
15h30 GRUPO  DE POESIA QUINTAL POETAS
16h  TECIDO  COM GRUPO DE MULHERES  DO FANTÁSTICO MUNDO,  CIRCENSES MALABARISTAS E ACROBRATAS
16h15                  ENCONTRO   COM SAGRADO FEMININO – ANANDA FABRES
17h ÀS 15MIN DANÇA  ÁRABE COM PRISCILLA E  ESTER
17h30 HAHAHA !!SATAND UP COMEDY COM  MATHEUS MAD
18h30 TECIDO COM FANTÁSTICO MUNDO  , CIRCENSES MALABARIS E ACROBATAS
19h00  INTERVENÇÃO POÉTICA COM O GRUPO QUINTAL DOS POETAS
19h30             DANÇARINAS  DO VENTRE PICYLLA E ESTER
20h às 21h30 SHOW BANDANA BLUES
22h Á 23h30min– SHOW CASSIA ELLER COUVER

 

DIA 19

14H30M    PALHAÇARIA  DE MULHERES
15h DANÇARINAS DO VENTRE PRISCYLA E ESTER
1530  INTERVENÇÃO POÉTICA COM O GRUPO QUINTAL DOS POETAS
16h ás 20h DJ YASMIM
16h ás 1630 Hahhaha  STAND UP COMEDY YAS FIORELO
16H  TECIDO COM FANTASTICO MUNDO E  PALHACARIA DE MULHERES
17hàs18h   SHOW DA CANTORA LARA SUSART
18h 15MIN DANÇA ÁRABE PRISCYLLA E ESTER
18H 20  TECIDO COM FANTASTICO MUNDO E PALHACARIA DE MULHERES
19H  INTERVENÇÃO POÉTICA COM O GRUPO QUINTAL DOS POETAS
20h  BANDA BLOODY MARY- ROCK

Comentários




    gl