Clarimundo Flôres. Foto: Nicolas Renato Photography

Clarimundo Flôres

Carioca, formado em jornalismo e profundo apreciador de cerveja. Dedicou quase seus cerca de 20 anos de profissão atuando, essencialmente, nas áreas de economia e política, mas também com passagens pelo meio ambiente e de hotéis, restaurantes e gastronomia.

Bar do Gomes completa 100 anos em Santa Teresa

Patrimônio Cultural da cidade, o Armazém São Thiago, também conhecido como Bar do Gomes, em Santa Teresa, comemora 100 anos de atividades no próximo sábado (7). Famoso por seus bolinhos e sanduíches, o Gomes é, sem dúvida, um dos recantos mais agradáveis da cidade.

Inaugurado em 1919, em referência à Santiago de Compostela, cidade próxima à terra natal do seu fundador, o espanhol Jesus Pose Garcia, o estabelecimento começou como um espaço sofisticado que vendia vinhos importados, bacalhau, azeites espanhóis e portugueses.

O apelido Bar do Gomes surgiu devido à vinda da Espanha de um sobrinho de Jesus, o Gomes, muito carismático. Em 2003, o neto de Seu Garcia, Ricardo Pose Garcia, iniciou uma reforma com o objetivo de recuperar a arquitetura original e manter a tradição do antigo bar, que mantém um estilo antigo, que combina perfeitamente com o clima bucólico do bairro.

Integrante do Polo Gastronômico de Santa Teresa, gerenciado pelo programa Polos do Rio, da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, esse ícone da gastronomia carioca recebeu o status de Patrimônio Cultural da cidade em 2011, após ter sido tombado pela prefeitura.

Longa vida ao Bar do Gomes!

Comentários




    gl