Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Anima Mundi 2019 começa nesta quarta-feira

Evento será realizado no Rio e em São Paulo (Foto: Divulgação).

A 27a edição do Anima Mundi começa nesta quarta-feira, dia 17, no Rio de Janeiro, com uma programação variada eu conta com mais de 300 produções de diferentes nacionalidades, incluindo 80 títulos brasileiros ou coproduzidos pelo Brasil.

 

Ao todo, 186 filmes foram selecionados para as mostras competitivas (Curtas, Curtas-metragens Documentário, Curtas Infantis, Galeria, Portfólio, Longa- metragem, Longa-metragem Infantil e Realidade Virtual), e 116 para as não-competitivas (Panorama Internacional, Animação em Curso, Olho Neles! e Futuro Animador), utilizando as mais variadas técnicas do cinema de animação para levar às telas questões existenciais, sociais e contemporâneas.

 

“A beleza plástica que as imagens dos filmes apresentam nesta edição é impressionante. Percebemos os animadores com um total domínio dos softwares, utilizando-os como ferramenta para simular perfeitamente os mais variados materiais artísticos, ultrapassando os limites impostos pelo universo digital. Observamos esses destaques durante o processo de seleção, uma das primeiras etapas da pré-produção que nesta edição ocorreu dentro da normalidade possível, já que ainda não tínhamos o quadro de patrocínio definido e não podíamos esperar o final da campanha de financiamento coletivo para isto. E agora vamos conseguir realizá-lo dentro da data prevista”, explica Aída Queiroz, que fundou o Anima Mundi em 1993, ao lado de Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães.

 

Contando com o prêmio da crítica, concedido pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), criado no ano passado, o Anima Mundi tem um peso enorme para as produções brasileiras, pois o vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi se torna elegível para o Oscar, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS).

 

Clique aqui para conferir a programação completa do Anima Mundi 2019, incluindo as oficinas.

 

Serviço:

Rio de Janeiro:

– Data: 17 a 21 de julho;

– Locais: Centro Cultural Banco do Brasil (R. Primeiro de Março, 66 – Centro) e Estação Net Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo).

São Paulo:

– Data: 24 a 28 de julho;

– Locais: Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista), Petra Belas Artes (R. da Consolação, 2423 – Consolação), IMS Paulista (Av. Paulista, 2424 – Consolação) e Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana).

* Há atividades gratuitas e outras pagas com ingressos entre R$ 10 e R$ 18.

Comentários




    gl