Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Todos os Mortos’ entra em cartaz na quinta

Exibido no Festival de Berlim como um dos concorrentes ao Urso de Ouro deste ano, “Todos os Mortos” (2020) estreia no circuito comercial brasileiro nesta quinta-feira, dia 10, prometendo ao espectador momentos de reflexão acerca de acontecimentos históricos não tão distantes e que ainda hoje se refletem na situação sócio-política-econômica do país.

 

“Todos os Mortos” foi um dos destaques do Festival de Berlim deste ano (Foto: Divulgação).

Com direção e roteiro de Marco Dutra e Caetano Gotardo, “Todos os Mortos” começa em setembro de 1899, mostrando o início da decadência aristocrata por meio de uma família disfuncional cujo patriarca prefere se manter na antiga fazenda de café, passando de proprietário a funcionário, a se reunir com a esposa e as filhas em São Paulo. Enquanto isso, a primogênita Maria (Clarissa Kiste), enrustida e amargurada sob o hábito religioso, faz o possível para recuperar a saúde mental da mãe e da irmã, que ficam obcecadas por João (Agyei Augusto), filho de uma ex-escrava da fazenda.

 

Dividido em capítulos, o longa conta com roteiro coeso e desenvolvido com cuidado, mas o ritmo lento da narrativa incomoda em alguns momentos, algo impulsionado pelo tom quase teatral no qual os diálogos são proferidos. A formalidade é tanta que soa artificial e concede aos personagens tons quase robóticos, diminuindo tanto o impacto da história sobre o espectador quanto a força das personagens, principalmente femininas e responsáveis por suas respectivas famílias, uma vez que não há nenhuma figura masculina presente.

 

Abordando o período pós-abolição da escravatura, “Todos os Mortos” apresenta o preconceito racial enraizado na sociedade brasileira num cenário difícil no qual os negros, apesar da anunciada liberdade, por falta de oportunidades e opções, continuavam presos às famílias que os escravizaram e comercializaram. Os poucos que tiveram coragem, e condições, de enfrentar a luta por condições mínimas de dignidade tiveram de lidar com a hipocrisia e arrogância principalmente nas capitais, onde sua fé e tradições eram constantemente desrespeitadas.

 

Classificado como drama, “Todos os Mortos” insere elementos do cinema de terror gradativamente de forma a ambientar o espectador, seguindo fórmula que remete um pouco ao aclamado “Os Outros” (The Others – 2001), de Alejandro Amenábar, no que tange à estética e à opção de priorizar o ambiente do casarão como cenário principal do núcleo aristocrata. No fim das contas, este é um filme que começa como drama histórico sobre mentes perturbadas, tornando-se cada vez mais sombrio ao brincar com o suspense e o sobrenatural.

 

Assista ao trailer oficial:

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Carnaval de São Paulo: veja a ordem dos desfiles no Anhembi em 2025

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Conheça a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de SP 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Confira a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 1 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

Carnaval 2025: Veja a ordem de desfiles do Grupo de Acesso 2 de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abriu, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

15 horas ago
  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

20 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

21 horas ago